“Amadeo” estreia nos cinemas a 26 de janeiro

Amadeo de Souza-Cardoso morreu com apenas 30 anos.

“Amadeo”, do realizador Vicente Alves do Ó, parcialmente filmado em Amarante, vai estrear nos cinemas na próxima quinta-feira.

“Amadeo” é uma longa metragem de ficção histórica, inspirada na vida e na obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, nascido em Manhufe (Amarante) a 14 de novembro de 1887 e que cedo partiu para Paris, onde faz amizade com Picasso, Gaudí, Modigliani, Apollinaire e Delaunay.

Escrito e realizado por Vicente Alves do Ó, o filme é estruturado em 3 tempos/episódios da vida de Amadeo Ferreira de Souza-Cardoso. Em 1916 quando o jovem Amadeo organiza a primeira grande exposição modernista em Portugal e revela um mundo novo a um país velho e conservador, depois de ter estado em Paris. Recua a 1911 quando Amadeo apresenta os seus primeiros trabalhos à elite artística da cidade de Paris; e, por fim, 1918, o fatídico ano da pandemia que assolou o mundo, a gripe espanhola, que matou milhões de pessoas e que abrevia a vida inesquecível deste homem a quem Lucie dedicou o resto da sua vida.

O filme conta com Rafael Morais, Ana Lopes, Lúcia Moniz, Ana Vilela da Costa, Manuela Couto, Ricardo Barbosa, Raquel Rocha Vieira, José Pimentão, Rogério Samora e Eunice Muñoz.

Veja AQUI o trailer.

Saiba mais sobre Amadeo de Souza-Cardoso.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar