Amarante: Ansiães promove encontro de tunas rurais

História da Tuna de Ansiães passa a estar contida em livro (Foto AM)

> Junta de Freguesia homenageia tuna local com monumento e lançamento de livro.

A Junta de Freguesia de Ansiães (Amarante) promove, na tarde do próximo dia 9, sábado, no Centro Social de Compartes, um Encontro de Tunas rurais, no âmbito da apresentação de um livro sobre a Tuna de Ansiães. As tunas convidadas são, para além da anfitriã, as de Bisalhães e da Campeã (Vila Real) e as de Carvalhais e de Soutelo (Santa Marta de Penaguião). 

O programa do Encontro começa com a inauguração de um monumento simbólico de homenagem às Tunas, seguindo-se a apresentação do livro, da autoria de José Alberto Sardinha. De seguida, terá lugar a primeira atuação das tunas e a realização de uma conversa/debate sobre a origem, a vida atual e o futuro das tunas rurais. 

O encerramento do evento acontecerá com todas as tunas em palco, tocando em conjunto.

Passando, atualmente, por dificuldades de sobrevivência, as tunas rurais do Marão e do Alvão vão integrar uma candidatura a “Património Imaterial Cultural”, tendo como entidade preponente o Museu da Memória.

A Candidatura está a ser elaborada por etnomusicólogos da Universidade de Aveiro, devendo ser suportada pelas Câmaras Municipais de Amarante, Vila Real, Mondim de Basto e Santa Marta de Penaguião, municípios onde já forma realizados “Toques”, com a colaboração das respetivas autarquias.

CONTINUAR A LER

Leave a Comment

You may like