Mostra chama-se “Inquietações da Cor” e pode ser vista até 20 de dezembro.
O pintor António Cabral Pinto inaugura, a 26 de outubro, sábado, às 16:00, na Casa da Granja, em Amarante, uma exposição de pintura, designada “Inquietações da Cor”. Sobre esta expressão refere o artista “evocar uma profunda exploração dos significados e emoções que as cores podem transmitir.”
Com curadoria de Verónica Teixeira Pinto, a mostra ficará patente ao público até 20 de dezembro.
António Cabral Pinto, nascido em Espinho, em 1947, é artista plástico, curador, professor com formação em Pintura/Artes Visuais e complementar em Ensino/Educação Tecnológica e ainda licenciado em Administração Escolar.
Sobre o pintor
Cabral Pinto foi promotor do I Simpósio Internacional de Offset d`Arte realizado em Portugal (Vila Praia de Âncora).
Em 1986, juntamente com o escultor José Rodrigues, Calvet de Magalhães, João Nunes entre outros, constitui a ARCA-Associação Regional de Cultura e Arte de Vila Nova de Cerveira, que teve como missão principal a realização das V e VI Bienais Internacionais de Arte de Vila Nova de Cerveira.
Em 2016 torna-se Diretor Artístico da Bienal de Arte mais antiga do país – Diretor Artístico da Bienal Internacional de Arte de Cerveira.
Realiza a sua primeira exposição individual em 1971 em Timor.
Em 1985 expôs no 5° Salon d’ Automme-Pontault / Combault – Paris e em 1990 coordenou no plano artístico o projeto de intercâmbio com artistas franceses da região de Paris e participou no 10° Salon d’ Automme-Pontault / Combault – Paris.
Ao longo do seu percurso artístico tem realizado inúmeras exposições individuais e participado em inúmeras coletivas em Portugal e no estrangeiro.
Em 2020 é o artista convidado para integrar o Júri de premiação do Prémio Internacional de ilustração de SansperArte Paese Museo-Sardenha (Itália).
Em 2022 é o curador da Exposição Grandes Mestres – Exposição Internacional no Mosteiro de Ancede-Baião com representação de nomes cimeiros da pintura mundial, como Pablo Picasso, Salvador Dali, Andy Warhol, e nacionais, como Paula Rego e Vieira da Silva.Em 2024 é o curador da exposição 25 de abril: 50 anos/50 artistas/50 obras – Exposição no Mosteiro de Ancede-Baião, para comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos, com representação de nomes cimeiros da pintura portuguesa que viveram a Revolução dos Cravos na primeira pessoa. Esta mostra apresenta obras de artistas como Álvaro Lapa, Graça Morais, Paula Rego, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Cabral Pinto, entre outros.Está representado em diversas coleções institucionais e particulares em Portugal e no estrangeiro.Cabral Pinto é distinguido com o título honorífico “Amicus Romaniae”, pela Embaixada romena, em 2019, pelo seu apoio à promoção da cultura daquele país.
