Amarante: Fim de semana traz “Festas do Junho”

Foto: AM.

Com previsão de uma aliança entre S. Pedro e S. Gonçalo, estão prestes a chegar as “Festas do Junho”.

Amarante vai voltar a viver a tradição das Festas do Junho no fim de semana de 31 de maio, 1 e 2 de junho. Ao logo desses dias, as ruas e praças da cidade serão palco de arruadas, do habitual despique de Bombos, de atuações de Grupos Folclóricos e de Bandas de Música, de marchas populares, música tradicional, Concurso de Gado – Raças Autóctones, de espetáculo piromusical, e do concerto com “Os Azeitonas”, que terá lugar no Campo da Feira.

Haverá ainda a procissão em Honra do Santo Padroeiro – São Gonçalo, o lançamento de cravos, e a Alameda Fest, na Alameda teixeira de Pascoaes, que arranca já a 24 de maio, com street food, e a 25, a partir das 22h30, com animação a cargo dos DJ’s Nerik e Tikinho.

A 29 de maio, é a vez dos DJ’s Dango e Tomas Hassler. No feriado, 30 de maio, a animação com DJ Michael Pitch e DJ York termina à meia-noite. 

……………………..

Eis a Programação das Festas do Junho 2024:

No dia 31 de maio, às 9h30 e às 15h00, o Grupo de Bombos Os Amigos da Borga faz arruada pela cidade e às 22h00 os grupos de bombos dirigem-se para o Larfo de São Gonçalo com saídas do Largo Conselheiro António Cândido/ Arquinho, Alameda Teixeira de Pascoaes, Parque do Ribeirinho e Largo de Santa Luzia. O tradicional Despique de Bombos começa às 23h00 no Largo de São Gonçalo, e vai contar com a participação dos Bombos de Santo André; Bombos de Santa Maria de Jazente e As Rosas de Santa Maria de Jazente; Grupo de Bombos Os Amigos da Borga; Grupo de Bombos Regional de São Simão; Grupo de Bombos Zés Pereiras – Vila Meã; Grupo de Bombos Águia do Marão; Grupo de Bombos de Santiago Figueiró. 

Das 22h30 até às 06h00 a animação está garantida no Alameda FEST – (Alameda Teixeira de Pascoaes), com os DJ’s: Pimentel; Nerik; Deejay Zé AVÉCALHOS e Tomas Hassler. Às 00h30 há fogo-de-artifício a partir da ponte nova.

No sábado, 1 de junho, às 8h30, realiza-se o Concurso de Gado – Raças Autóctones no antigo campo de treinos do Amarante FC (Rua da Baseira). Às 9h00

há arruada pelo Grupo de Bombos Unidos da Paródia, e às 14h00 pelo Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente. 

A arruada da Banda Musical de Amarante e da Banda Musical de São Martinho de Mancelos sai do Largo de Santa Luzia às 15h30. 

Às 17h00 há concerto pela Banda Musical de Amarante e Banda Musical de São Martinho de Mancelos, no Claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

No Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho), a partir das 21h00, atuam o Rancho Folclórico de Vilarinho – Vila Caiz, o Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão, o Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Moure” da União Cultural e Desportiva de Moure, o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Gouveia S. Simão e o Rancho Folclórico Amizade de Telões. 

À mesma hora, mas no Largo de Santa Luzia, atuam o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de São Martinho de Mancelos, o Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, o Rancho Folclórico de Louredo e Fregim, o Rancho Folclórico da Associação Casa do Povo Figueiró Santiago e o Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã.

Às 21h30, atuam a Banda Musical de Amarante e Banda Musical de São Martinho de Mancelos, no Claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

A partir das 22h30 e até às 06h00 a animação está garantida no Alameda FEST – (Alameda Teixeira de Pascoaes), com os DJ’s: Michael Pitch; Tikinho; Pedro Cazanova; Higuita. Também a essa hora, mas na Av. General Vitorino Laranjeira – Campo da Feira, atuam “Os Azeitonas”, a banda convidada deste ano.

A sessão de Fogo-de-artifício com Fogo de Rio, Espetáculo Piromusical e Luminoso arranca pelas 00h30. 

O terceiro e último dia das Festas do Junho, domingo, 2 de junho, começa com arruada, às 10h00, pelo Grupo de Bombos Regional de São Simão, seguida do desfile dos Romeiros, às 11h00, até ao Largo de São Gonçalo. À mesma hora celebra-se a Eucaristia em Honra de São Gonçalo, na Igreja de São Gonçalo.

Às 14h00, voltam as arruadas com o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente e Grupo de Bombos Unidos da Paródia e meia hora depois, às 14h30 há arruada pela Banda Musical de Amarante e Banda da Associação Musical de Várzea (saída do Largo de Santa Luzia) e terminam em concerto, às 15h00, no Claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Às 16h00 o Grupo de Violas Amarantinas Eduardo Kosta – Viola Amarantina RENASCIDA atua no Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho).

A procissão em honra de São Gonçalo de Amarante arranca às 18h00, do Largo de São Gonçalo e percorre as ruas da cidade. Às 20h00 faz-se a bênção à cidade e há o lançamento de cravos. A animação no Alameda Fest fica a cargo dos DJ’S Tikinho e Higuita, a partir das 20h30. Às 21h00, as Marchas Populares atuam no Parque multifuncional do Rossio e desfilam até ao centro da cidade, com atuações pontuais em Santa Luzia; Largo de São Gonçalo e Arquinho (junto ao edifício Navarras).

Às 00h30 assinala-se o encerramento das Festas com sessão de Fogo-de-artifício.

Toda a informação sobre as Festas do Junho está disponível no Portal Municipal em www.cm-amarante.pt

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar