Andreia Abreu apresenta “Contos a três” com histórias para crianças

Bem-vindos ao livro que vem da terra dos sonhos e das histórias de embalar. Dia 14 de fevereiro, a partir das 11h00, é tempo de celebrar o amor no Centro Escolar Ilídio Sardoeira, Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes, em Amarante, com o lançamento do livro “Contos a três” da ex-jornalista Andreia Abreu. É o seu segundo livro, depois de “Os Dias de Maria”.

“Os meus filhos lançaram-me o desafio e eu fechei os olhos, inspirei-me e atirei-me à escrita. Estou muito ansiosa por ver a aceitação do público, mas como o livro já está em pré-venda, estou em condições de afirmar que o feedback já está a ser muito positivo”, confessa a autora.

Como seria de imaginar, o mote dado é tão infantil quanto fantástico e prova que as boas histórias são as que se enxertam no gosto e no imaginário das crianças. Nos 14 mini-contos deste livro, habitam o Coelhinho Branquinho, o Rato Gato Gaspar e o Gato Lucas (que são amigos a valer), o menino Pedro (com medo do escuro), um Urso Comilão, a Clara e o João (os irmãos que gostam de brincar juntos), a menina dos Sonhos Azuis, o Zé (com medo de se ver ao espelho), o Xilofone rezingão, o Elefante que queria voar, o João (que só gostava de dormir), a Lua (a espirrar), os planetas apaixonados, uma corujinha destemida e um pintainho amarelo.

“Com tais personagens, estes contos só podem deixar os miúdos e os graúdos a sonharem juntos, assim espero, desejando que as leituras sejam sinónimo de momentos aconchegantes, em família, e com direito a grandes noites de sono tranquilo”, deseja a autora.

No início de dezembro de 2021, Andreia Abreu apresentou “Os Dias de Maria” (Foto: Daniela Andrade).

Questionada sobre o porquê de um livro para crianças, Andreia Abreu disse a AMARANTE MAGAZINE que “a escrita para crianças surgiu de forma natural.  Como mãe, todas as noites lia histórias para os meus filhos até que dei por mim a ‘inventar’ histórias. E o melhor de tudo, é que os meus filhos adoram. Eles são sempre os primeiros a ouvir tudo o que escrevo. Apesar de gostar de escrever para adultos, quando escrevo para crianças é como se regressasse à infância e viajasse por um mundo de fantasia infinita, um mundo de sonhos e magia”! 

Natural de Vila Nova de Famalicão, ainda estudante Andreia Abreu colaborou com o Jornal Opinião Pública e Rádio Digital FM. Em 2000 ingressou em Jornalismo e Ciências da Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estagiou na SIC e trabalhou na TVI e no Porto Canal. Desde 2015 exerce funções como Técnica Superior de Comunicação no Município de Amarante. É diretora-adjunta da revista de literatura infantojuvenil “A Casa do João”. Em novembro de 2021 a ex-jornalista Andreia Abreu, a viver em Amarante desde 2013, lançou o livro de crónicas “Os Dias da Maria”.

A edição de “Contos a três” é da “Trinta por uma linha” do editor, investigador e escritor João Manuel Ribeiro.

CONTINUAR A LER

Leave a Comment

You may like