Certame é organizado pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Pinto, com sede na Casa da Granja.
O fotógrafo António Cunha é o vencedor da oitava edição do Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino 2023, este ano dedicado a Acácio Lino, anunciou a Associação para a criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto.
Para além do 1.º prémio atribuído ao fotógrafo flaviense, o júri premiou, ainda, Antónjo Tadim e Paulo Fernandes, com o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Foram distinguidos com menções honrosas os fotógrafos Abílio Mendes, Fernando Fortes e João Vaz,
Promovido pela União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão e pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, o Concurso pretende promover a arte da fotografia, os ilustres Amarantinos e Amarante. O júri integra os fotógrafos António Pinto e Francisco Piqueiro, o fotojornalista José Manuel Ribeiro e Verónica Teixeira Pinto, em representação da organização.
As fotografias vencedoras irão dar origem a uma exposição itinerante que estará patente em 10 espaços, ao longo de um ano. A primeira destas itinerâncias terá lugar na sede da Junta da União de Freguesias de Amarante, onde a exposição Ilustre Amarantino poderá ser visitada até ao próximo dia 31 de dezembro.
O Concurso Ilustre Amarantino já homenageou Teixeira de Pascoaes, Eduardo Teixeira Pinto, Amadeo de Souza-Cardoso, António Lago Cerqueira, António Carneiro, António Cândido e Agustina Bessa-Luís.