> Autor ´e especialista em fotografia aérea.
A CASA DA GRANJA inaugura, a 22 de abril, pelas 16:00, a exposição de fotografia “detalhAR” de Francisco Piqueiro (um dos fotógrafos jurados do Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino).
A mostra será composta por uma colecção de fotografias aéreas do tipo “fine art”, “centradas em detalhes do nosso país, em perspectivas não usualmente retratadas, que, mesmo tempo, anulam a existência de referências espaciais”.
“Ao pensar-se em fotografia aérea, provavelmente as primeiras associações que se fazem passam pela ideia de abrangência e total amplitude. Por conseguinte, a visão inequívoca. No entanto, mesmo a ‘alguns’ metros de altitude, a ilusão acontece. É neste ponto que reside a intenção da exposição. Assim, a partir do enfoque no detalhe e na anulação de referentes mais decifráveis, pretende-se transportar o observador para narrativas que só a ele lhe pertencem e, de certo modo, explorar na fotografia aérea novos campos de fruição”, lê-se.
Francisco Piqueiro, nascido no Porto, é licenciado em Engenharia Civil e Doutorado em Engenharia Civil (Hidráulica) pela F.E.U.P. É Professor Auxiliar de Hidráulica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (F.E.U.P).
No que respeita à fotografia, teve desde sempre uma ligação especial às “coisas do ar”, conseguindo associar a fotografia aérea à aviação e ao Território, ao Ambiente, à Engenharia e à Hidráulica em particular.
Francisco Piqueiro é especializado em Fotografia Aérea, Fotografia de Engenharia, Fotografia Industrial e Fotografia de Aviação.
Constituiu, em 1998, a empresa FOTO ENGENHO, Projetos e Serviços de Fotografia Lda.
Participou e foi premiado em vários concursos fotográficos e é também membro do júri em alguns concursos de fotografia, como o Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino entre outros.
Realizou distintos trabalhos, salientando-se a realização de campanhas de Fotografia Aérea ao longo de toda a Costa Atlântica portuguesa, sobre rios, albufeiras, caminhos de ferro, Metro do Porto, PORTO 2001, EPAL, IGESPPAR, etc.
Expôs trabalhos integrados nas Comemorações dos 50 da Força Aérea Portuguesa.
Participou em coletivas e realizou várias exposições individuais em Portugal e no estrangeiro.
Entre outras exposições, realça -se: exposição individual ‘Entre o Mar e a Terra” no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, VII Congresso da Água, em Lisboa; “VOAR – O Verdadeiro Sentido do Éter”, Santa Cruz; “VOAR – O Verdadeiro Sentido do Éter”, C.M. Póvoa de Varzim; “Entre o Mar e a Terra”, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Entre o Mar e a Terra”, C. M. Póvoa de Varzim; “Entre o Mar e a Terra”, C. M. Peniche; “Entre o Mar e a Terra”, C. M. Amadora; “RED BULL”, a convite da Red Bull, Integrante da Red Bull Air Race – Porto; “Voar”, C. M. Póvoa de Varzim”; Projecto “detalhAr”, como um projecto “Fine-Art” na Galeria “A PARTE”; “detalhAR”, Museu do Futebol Clube do Porto; “detalhAR”, C. M. das Lages do Pico, Semana dos Baleeiros; “detalhAR”, C.M. de Albergaria-a-Velha; “detalhAR”, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (F.E.U.P.); “detalhAR”, C.M. de Óbidos; “detalhAR”, 7º edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, Fundação Joaquim Oliveira Lopes; “Portugal visto do Céu – Um olhar sobre o Património”, a convite da organização, no Salão Internacional do Património Cultural em Paris; “detalhAR”, Reitoria da Universidade do Porto.
