O fotógrafo Francisco Piqueiro inaugurou, na Casa da Granja, em Amarante, a exposição “detalhAR – Ares de Portugal”, uma mostra de fotografia que explora detalhes da paisagem portuguesa, a partir do ar.
O projeto resulta de uma seleção de imagens que o fotógrafo profissional especializado em fotografia aérea captou em campanhas realizadas ao longo de toda a costa portuguesa, rios e outros locais, a partir de aviões e helicópteros.
“Isto que vemos aqui hoje, a que chamo o projeto detalhAR, são imagens mais abstratas, que retratam detalhes do território. Algumas delas são explicativas, mas há outras que nos mostram um detalhe muito pormenorizado”, afirmou o autor, na apresentação.
Entre os locais abordados, encontram-se as salinas e sapal de Castro Marim, o Douro Vinhateiro, caminhos de ferro e outros pormenores da paisagem nacional.
“O desafio é observar estas imagens, num ato puramente subjetivo, em que cada um faz o seu juízo, mas deixo aqui o desafio de se aproximarem mais e começar a identificar os detalhes”, acrescentou.
Com esta exposição, a fotografia regressa à Casa da Granja, onde se encontra uma sala museológica dedicada a Eduardo Teixeira Pinto, proeminente fotógrafo amarantino, bem como a sede da Associação Para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto.
“detalhAR – Ares de Portugal” está em mostra até 12 de junho, nas salas de exposições temporárias da Casa da Granja, em São Veríssimo – Amarante.
Casa da Granja
Casa da Granja