Filme aborda a temática do assédio e abuso sexual em Hollywood.
Continuando a mostrar cinema no feminino, o Cineclube de Amarante exibe, sexta-feira, 10, o filme “Ela disse“, da realizadora alemã Maria Schrader, uma película que aborda o assédio e o abuso sexual em Hollywood.
Dia 10 | Ela Disse
Realizado por: Maria Schrader
Escrito por: Rebecca Lenkiewicz
Actores: Carey Mulligan, Zoe Kazan
Produtores: Brad Pitt, Dede Gardner, Jeremy Kleiner
Produtores executivos: Megan Ellison, Sue Naegle
Em Outubro de 2017, o jornal The New York Times publicou uma reportagem de investigação de Jodi Kantor e Megan Twohey – seguida, alguns dias depois, por uma outra, assinada por Ronan Farrow na revista The New Yorker, que deu aos três autores o Prémio Pulitzer de jornalismo na categoria de serviço público. Nela, foi revelado o longo historial de abusos sexuais do produtor Harvey Weinstein que, durante décadas, foi uma das figuras mais proeminentes de Hollywood. No seu artigo, as duas repórteres revelam testemunhos de violação e assédio sexual de algumas actrizes célebres que se viram envoltas em chantagens e de muitas outras cujas carreiras foram destruídas por Weinstein. Essa denúncia resultou na incriminação de um dos mais poderosos homens da indústria cinematográfica mundial e na eclosão do movimento anti-assédio #MeToo.
Veja o trailer:
Entretanto, dia 12, domingo, o Cineclube de Amarante leva à sala Teixeira de Pascoaes Patti Smith, Poeta do Rock, um documentário assinado por Sophie Peyrard e Anne Cutaia sobre a vida daquela música, poeta, escritora e artista.