Douro e Tâmega: AMBT criou Centro Interpretativo para igreja de Santa Maria de Veade

Foto: AMDT.

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) promoveu a reabilitação e adaptação de um edifício para funcionar como Centro Interpretativo da Rota do Românico, referente à Igreja de Santa Maria de Veade, que pretende “conduzir” os visitantes por uma viagem pelos séculos XIII a XVIII.

“O projeto foi alvo de uma candidatura que permitiu uma intervenção parcial do edifício, contígua à Igreja de Santa Maria de Veade, dotando-o de condições de acolhimento ao público, de exposição e divulgação cultural que permitam o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Esta obra, agora concluída,  vai permitir também uma maior dinamização cultural, com iniciativas variadas  que contribuirão para uma maior dinâmica no território”, considera a AMDT em nota de imprensa.

“A intervenção no edifício passou pelo piso superior, correspondendo à área de exposição e interpretação da Rota do Românico e das origens e transformações da Igreja de Santa Maria de Veade. De referir que é a nas esculturas que a Igreja, românica, de Santa Maria de Veade se destaca. As sereias, criaturas míticas e híbridas, dançam nas pedras, transformando-se, na idade média, em mulheres, metade peixe, encantando os homens para o pecado”, refere-se na nota. 

Este investimento, que contemplou empreitada, museografia e mobiliário do Centro Interpretativo da Igreja de Santa Maria de Veade, rondou os 211 mil euros, com uma comparticipação de 85% do FEDER.

Para a Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Cristina Vieira, este é mais um projeto concluído “que demonstra a capacidade de captação de fundos de comunitários pela AMDT e a missão de preservação e promoção do património cultural do território em que opera”.

O Município de Celorico de Basto vai executar a limpeza dos paramentos exteriores em granito da Igreja de Santa Maria de Veade e após a sua conclusão, o Centro Interpretativo de Veade será aberto ao público, o que se prevê acontecer no decurso do terceiro trimestre deste ano, informou a AMDT.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar