“Imaginarium”, de Aparício Farinha, na Casa da Granja

Quadro de Aparício Farinha.

A Casa da Granja inaugura, a 15 de junho, pelas 16:00, uma exposição de pintura de Aparicio Farinha, designada “Imaginarium. Com curadoria de Verónica Teixeira Pinto, a mostra vai ficar patente ao público até dia 2 de agosto.

Aparício Farinha, nascido em 1946 em Vila Nova da Telha, vive em Nogueira do Concelho da Maia. É Licenciado em Engenharia Civil, FEUP, tendo feito também o Curso Livre de História de Arte – História de Portugal, na Universidade do Porto, os Cursos de História de Arte Moderna e Contemporânea, Arte Portuguesa no Séc. XX e História da Arte dos Séc. XIX e XX em Portugal, na Fundação de Serralves e os Cursos Prático e Intensivo de Aguarela, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Frequentou os Ateliers Livres de Pintura da Cooperativa Árvore e o atelier do Mestre Alberto Péssimo. Desde 2019 iniciou-se na Gravura.

Ao longo da sua carreira artística realizou inúmeras exposições individuais e participou em mais de duas centenas de exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro, salientando: Porto de Afectos, Palacete dos Viscondes de Balsemão, Porto, em 2008; Lugares, Auditório Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde, em 2010; Momentos que Passam, Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, Oliveira de Azeméis, em 2010; Emoções, Museu D, Diogo de Sousa, Braga, em 2017; Caleidoscópio, Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Águeda, em 2018; Vagueando pelo Percurso, Museu Municipal de Arouca, Arouca, em 2018; as Coletivas anuais dos Sócios da Árvore, Porto e dos Salões anuais da Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa; 5º Exposição do Prémio Amadeo de Souza Cardoso, Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, Amarante, em 2005; Contemporary Watercolor Exhibition, Royal Watercolour Society, Bankside, Londres, em 2012; Exposição Internacional de Pintura, Encuentro De Las Artes Plásticas, Costa Rica, em 2020; Salão Mini Print Competition 2021 – 22º Triennale Geenchen, Suiça, em 2021; 2º Muestra Virtual Del Grabado Internacional, Esquel, Chubut, Argentina, em 2021;  Exposição Internacional de Mini Print, Tepic, Nayarit, México, em 2022; 15 Trazos Trama y Tinta Revuelta, Exposição Internacional de Arte Gráfica, Sala Moneo do Museu de Jaen, Espanha, em 2023; Internacional Print Ceará… o Mundo é Gráfico, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, Brasil, em 2023; Exposição de Artes Plásticas de Mogi Mirim, São Paulo, Brasil, em 2023; Exposição de Cultura e História Anatoliana, Museu das Civilizações da Anatólia, Castelo de Ankara, Turquia, em 2023; Primer Miniprint Internacional de Villa Gesell, Buenos Aires, Argentina, em 2024.

Distinguido com diversos prémios e menções honrosas, encontra-se representado em diversas coleções institucionais e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar