Mesão Frio: Bagos D’Ouro mostra “Faz P’Arte!” pela inclusão social

Mesão Frio foi o concelho abrangido pela segunda edição do programa Faz P’Arte FazParte! e é agora palco da exposição coletiva da iniciativa da Bagos D’Ouro, associação que promove o apoio escolar e inclusão social de crianças e jovens na região do Douro.  Mais uma vez, vários artistas associaram-se ao projecto nomeadamente o escritor e ilustrador Afonso Cruz e o street artist Godmess

Ao longo do ano, o projeto Faz P’Arte da Bagos D’Ouro inspirou crianças e jovens do concelho de Mesão Frio a expressarem-se pela arte, através de oficinas e projetos de colaboração com artistas nacionais, como o escritor Afonso Cruz e o street artist Tiago Godmess. O resultado é agora apresentado à comunidade, numa exposição coletiva patente na Biblioteca Municipal do concelho. 

Com a exposição a arrancar em plena época festiva, a associação irá aliar a apresentação desta edição do FazParte! à sua tradicional festa de Natal, reunindo as mais de 100 famílias dos 7 concelhos da região do Douro abrangidos pela sua atividade. Um evento que celebra simbolicamente o crescimento e impacto social da Bagos D’Ouro, que, atualmente acompanha mais de 200 crianças e jovens, em situação de carência económica, ao longo do seu percurso educativo, social e familiar, até à integração na vida ativa. 

Com edições anteriormente implementadas em Alijó, Armamar, Sabrosa, São João da Pesqueira, Murça e Tabuaço, o Faz P’Arte tem como objetivos criar oportunidades de acesso à cultura e à arte, desenvolver competências artísticas e criativas e criar um maior envolvimento com o território. Só na edição em Mesão Frio, o programa chegou a mais de 160 crianças dos 4 aos 14 anos, 30 séniores do Grupo Reviver e 30 adultos da comunidade, somando mais de 75 horas de atividades artísticas e envolvendo profissionais de diferentes áreas, como educadores, mediadores artísticos e culturais artistas, arquitetos e investigadores, assim como vários representantes da Câmara Municipal. Esta edição do projeto contou com o apoio do Prémio BPI “IA Caixa” Infância e teve direcção artística de Cláudia Melo.

Sobre a Bagos D’Ouro: 
A Bagos D’Ouro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de iniciativa exclusivamente privada, que nasceu da vontade de transformar o Douro numa região mais inclusiva e equitativa. Desde 2010 que apoia o percurso educativo, social e familiar de crianças e jovens em situação de carência económica, até à sua integração na vida ativa, contando com diversos parceiros, entre os quais se destacam produtores e empresas ligados ao setor do vinho. A Associação atua em sete concelhos do Douro – Alijó, Armamar, Mesão Frio, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço –, apoiando, no ano letivo 2023/24, cerca de 200 crianças e jovens de mais de 100 famílias durienses. 

Mais informação: www.bagosdouro.com

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar