O jornalista Miguel Carvalho, apresenta, a 7 de outubro, pelas 17 horas, na Casa da Granja, em Amarante, o seu livro “Amália – Ditadura e Revolução (a História Secreta)“.
A Amália chamaram-lhe “cantora do regime”. Acusada de servir a ditadura e colaborar com a polícia política (PIDE), foi perseguida e ostracizada após 25 de Abril de 1974, reconquistando, depois, a unanimidade enquanto voz de Portugal no Mundo.
O livro narra a história secreta da vida de Amália Rodrigues. Como se relacionou com o Estado Novo e sobreviveu à admiração por Salazar? Como enfrentou a pobreza, seduziu a aristocracia e os intelectuais? Como ajudou presos políticos, cantou poetas proibidos, colaborou com antifascistas e financiou clandestinamente a oposição e o PCP? Como sobreviveu aos boatos, ataques e tentativas de silenciamento no pós-revolução? Como é que os políticos, os músicos, os poetas, a ditadura e a democracia lidaram com a maior cantora portuguesa de sempre?
“Amália – Ditadura e Revolução (a história secreta)” é uma investigação jornalística que atravessa dois regimes, vários continentes e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos, gravações inéditas da fadista e de personalidades que com ela conviveram, milhares de páginas de documentos nunca revelados, além de cartas e fotografias desconhecidas da cantora.
Sobre Miguel Carvalho
Nasceu em 1970. Entre dezembro de 1999 e agosto de 2023 foi o Grande Repórter da revista Visão. Em 1989, concluiu o Curso de Radiojornalismo do Centro de Formação de Jornalistas do Porto. Trabalhou ainda no Diário de Notícias e no semanário O Independente. Venceu o Prémio Orlando Gonçalves (Jornalismo), em 2008, e o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 2009. Nasceu no Porto, cidade que ama e onde gostaria de viver até ser pó, cinza e nada.
Publicou sete livros:
“Dentada em Orelha de Cão – Histórias do Mundo com Gente Dentro”
“Álvaro Cunhal – Íntimo e Pessoal”
“Aqui na Terra”
“Lúcio Feteira – A História Desconhecida”
“A Última Criada de Salazar”
“Quando Portugal Ardeu – Histórias e Segredos da Violência Política no Pós-25 de Abril
Tem vários textos jornalísticos e literários dispersos por obras e publicações nacionais e estrangeiras. Algumas das suas reportagens mereceram referência em publicações internacionais (The New York Times, El País, The Daily Telegraph, Veja, O Globo, revista Piauí, entre outras).