Officina Noctua propõe caminhada com observação de aves

Foto: Officina Noctua.

Estamos na época em que principiam os movimentos migratórios, que é propícia ao avistamento de grandes bandos de fringilídeos e quando acontecem os rituais de acasalamento de aves como a cotovia-dos-bosques ou a discreta ferreirinha.

No âmbito da exposição OS PÁSSAROS TAMBÉM TÊM FRIO, de Ana Pinto, em exibição na livraria Traga-Mundos, em Vila Real, até ao final de Março, a Officina Noctua organiza, a 5 de março, na Serra do Alvão, uma caminhada para observação de aves. O trajecto, de cerca de oito quilómetros percorre uma parte da serra, no limite norte do Parque Natural.

Para além de atravessar belíssimas paisagens características da região (que variam entre zonas agrícolas, bosques e estepe), os participantes poderão também observar as aves da região numa época em que principiam os movimentos migratórios e que é propícia ao avistamento de grandes bandos de fringilídeos ou aos rituais de acasalamento de aves como a cotovia-dos-bosques ou a discreta ferreirinha.

Apesar de a Primavera estar a aproximar-se, os participantes deverão usar vestuário adequado aos rigores do clima no alto da serra, devendo também usar calçado com boa aderência e, se possível impermeável, dado que o percurso inclui a travessia de dois pequenos cursos de água. É também aconselhado o uso de bastões de caminhada.

A caminhada terá uma duração de cerca de 3:30, pelo que será conveniente que cada participante se faça acompanhar de água e alguns alimentos para repor energias ao longo do percurso.

Um dos objectivos da caminhada é, como já foi referido, a observação de aves, e o participante deve munir-se de binóculos ou equipamento fotográfico. Caso não possua esse tipo de equipamento, poderá usar os binóculos ou o telescópio disponibilizados pela organização

O preço é de 20€ por pessoa e inclui seguro de acidentes pessoais.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar