“Os Rostos da Democracia” em Celorico de Basto

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de abril, Celorico de Basto mostra, até dia 30 daquele mês , a exposição “Os Rostos da Democracia”, onde pontificam nomes como os de Sophia de Mello Breyner, Carolina Beatriz Ângelo ou Zeca Afonso.

Esta série de pinturas “ROSTOS DA DEMOCRACIA”, num total de 44 obras em catálogo, honra as mulheres e homens, portugueses resilientes, que desde o derrube da Monarquia, da Ditadura até à Democracia lutaram na defesa de ideais, de causa cívicas e no desenvolvimento e fortalecimento do associativismo e da democracia. Os rostos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Maria Velho da Costa, Maria Barroso, Miguel Torga, Virgínia Moura, Carolina Beatriz Ângelo e muitos mais rostos que marcaram e marcam a nossa história portuguesa, pintados sobre textos da censura, resultam numa exposição que é também uma lição de história. 

“Nesta exposição ficam registos da História, rostos que nenhum lápis azul ou censura foi capaz de eliminar ou rasurar, na expectativa de que seja para além de uma homenagem, um estímulo à reflexão sobre o papel e lugar de cada um de nós na defesa dos direitos individuais e sobretudo civilizacionais”, considerou, no momento da in augurarão da mostra, a artista plástica Mafalda Rocha

A exposição está instalada nos dois pisos da Casa da Terra, podendo ser visitada gratuitamente todos os dias e aceitando visitas de grupos mediante marcação. Ao longo deste tempo de exposição irão decorrer várias atividades com a comunidade escolar – para que os mais jovens compreendam o valor da liberdade e a razão do 25 de Abril. Também irá haver interação com outros grupos da comunidade Celoricense, como teatro e tertúlias sempre no âmbito da exposição e com o apoio da artista plástica.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar