O projeto “Made in Tâmega & Sousa” visa a promoção dos produtos endógenos da região, estando a ser produzida uma monografia, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel e uma revista de receitas com novas abordagens e propostas diferenciaras.
A ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE VILA MEÃ (Amarante) está a desenvolver o projeto “Made in Tâmega e Sousa” que pretende convidar, em três ocasiões distintas, profissionais do sector do turismo, a (re)descobrir o património cultural da região, proporcionando a degustação de receitas confecionadas com produtos endógenos, numa apresentação de diferentes e inovadores propostas gastronómicas.
O projeto prevê a realização de eventos em três mosteiros da Rota do Românico, lugares improváveis, mas bem apropriados para este tipo de experiências, e contemplam degustação de receitas confecionadas com produtos endógenos, “a quatro mãos”, com a participação do chefe coordenador, Renato Cunha, e dos chefes convidados para cada iniciativa.
O primeiro encontro, com a orientação do chefe Renato Cunha, ocorrerá no próximo dia 16 fevereiro, no Mosteiro de Travanca, com o chefe Miguel Cardoso; o segundo no dia 16 de março, no Mosteiro de Pombeiro, com o chefe Pedro Machado; e o terceiro, no dia 13 de abril, no Mosteiro de Ancede, com o chefe António Queiroz Pinto.
O serviço será informal e poderá acompanhar o processo de confeção das receitas com técnicas ancestrais, num showcooking com potes de ferro fundido e fogo vivo, nos claustros intimistas do mosteiro. Serão utilizadas plantas aromáticas do Tâmega e Sousa, como condimentos, mas também servidas em infusões, que serão harmonizadas com a gastronomia apresentada pelos chefes.
Os eventos iniciam às 17h30 e incluem visitas às igrejas dos mosteiros, momentos de partilha literária e musical, com excertos acompanhados com viola Amarantina, declamação de poesia, tendo como inspiração autores notáveis, nomeadamente Agustina Bessa Luís, no centenário do seu nascimento, António Nobre e Eça de Queiroz.
O projeto Made in Tâmega & Sousa visa a promoção dos produtos endógenos da região, estando a ser produzida uma monografia , um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel e uma revista de receitas com novas abordagens e propostas diferenciaras.