Penafiel dedica Escritaria a Miguel Esteves Cardoso

Foto: Comunicação, Cultura e Arte

Banda Sétima Legião dedica concerto ao criador da editora discográfica, Fundação Atlântica, que lançou o single Glória. 

Miguel Esteves Cardoso (MEC), que o mundo literário português conhece pela sua liberdade de pensamento e visão crítica, será o escritor homenageado na 16ª edição da “Escritaria” que Penafiel organiza entre 23 e 29 de outubro

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário ZambujalGermano Almeida e Ana Luisa Amaral, éagora altura de celebrar a vida e a obra de Miguel Esteves Cardoso (MEC).


MEC nasceu em Lisboa, em 1955, e quis ser escritor desde que se lembra de ler. Tem duas filhas, Sara e Tristana Esteves Cardoso, e um casamento muito feliz com Maria João Esteves Cardoso. 

Foi distinguido, em 2022, com o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários da Associação Portuguesa de Escritores, e é autor de uma obra que abarca todos os géneros, MEC foi o primeiro influenciador do país, mesmo antes de se falar em influenciadores. 

Durante a Escritaria dar-se-á o reencontro do autor homenageado, 40 anos após o lançamento do primeiro single (Glória), pela Fundação Atlântica, editora discográfica criada por MEC, com os Sétima Legião, que irão dar um concerto no dia 27 de outubro, sexta feira.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta será uma edição muito emotiva, como todas, em especial para aqueles que fazem parte de uma geração que se habituou a encontrar em MEC uma fonte de inspiração para olhar e interpretar Portugal de uma forma crítica e não conformista onde se junta o humo, que faz dele um autor de referência para muitos portugueses. É uma honra dedicar a Escritaria a Miguel Esteves Cardoso“, concluiu Antonino Sousa, citado pelos serviços de imprensa da autarquia.


Além da transformação habitual da cidade em torno do escritor homenageado e da sua obra – com alusões nas montras, exposições, arte de rua, teatro, música, apresentação de livros, entre outras atividades – a Escritaria contará ainda com diversas novidades e surpresas em torno da obra e vida de Miguel Esteves Cardoso. 

O programa completo estará disponível muito brevemente nas plataformas digitais do Município de Penafiel.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar