Prémio “Ilustre Amarantino” entregue a 2 de dezembro

Acácio Lino é o tema da oitava edição do concurso.

> Exposição das fotografias premiadas estará patente no Salão Nobre da UF Amarante até 5 de janeiro 2024

O fotógrafo António Cunha é o vencedor da oitava edição do Prémio de Fotografia Ilustre Amarantino, que tem, nesta edição, como homenageado, Acácio Lino. O júri premiou, ainda, António Tedim e Paulo Fernandes, com o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Foram distinguidos com menções honrosas os fotógrafos Abílio Mendes, Fernando Fortes e João Vaz. 

A cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição, composta pelas 18 fotografias premiadas, terá lugar no próximo dia 2 de dezembro, pelas 15h30, no Salão Nobre da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.

Promovido pela União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos, e Gatão e pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, o Concurso pretende enaltecer a arte fotográfica e os ilustres Amarantinos. De realçar que esta edição contou com a participação de mais de 200 artistas com propostas de mais de 600 fotografias. 

O júri integra os fotógrafos António Pinto e Francisco Piqueiro, o fotojornalista José Manuel Ribeiro e Verónica Teixeira Pinto, em representação da organização.

Américo Paulo Ribeiro, Presidente da Junta da União de Freguesias de Amarante, parceira da iniciativa desde a primeira edição, salienta a qualidade das fotografias a concurso “e a forma como, através da fotografia se homenageia os ilustres amarantinos, a nossa cidade e o nosso concelho”. 

Verónica Pinto, presidente da direção da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, destaca o carácter único do prémio, que não encontra precedentes a nível nacional.

“Só em Amarante, território fértil em ilustres personalidades ligadas às artes, seria possível conceber um prémio que, através da fotografia, distinguisse um ilustre amarantino, mas também o próprio concelho, já que o regulamento de participação prevê que pelo menos uma das fotografias seja sempre realizada num cenário amarantino”, refere aquela responsável

As 18 fotografias vencedoras dão origem a uma exposição itinerante que está patente em 10 equipamentos culturais, ao longo de um ano. A primeira destas itinerâncias será na sede da Junta da União de Freguesias de Amarante, onde a exposição Ilustre Amarantino poderá ser visitada até ao próximo dia 5 de janeiro de 2024. . 

O Concurso Ilustre Amarantino já homenageou Teixeira de Pascoaes, Eduardo Teixeira Pinto, Amadeo de Souza-Cardoso, António Lago Cerqueira, António Carneiro, António Cândido, Agustina Bessa-Luís e, agora, Acácio Lino.

Saiba mais sobre ACÁCIO LINO.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar