Rota do Românico premiou dez trabalhos escolares

Trabalhos premiados (Foto RR).

A Rota do Românico distinguiu dez trabalhos submetidos à quinta edição do seu concurso escolar. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu, recentemente, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

O concurso, subordinado ao tema “A escultura na Rota do Românico”, recebeu 37 trabalhos nas categorias de Ilustração, Modelagem e Criação Literária, que envolveram a participação de 678 alunos, 21 docentes e 16 estabelecimentos de ensino.

Na categoria de Ilustração, dirigida ao pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, a turma do 4.º ano da Escola Básica de Varziela, Felgueiras, foi a grande vencedora, seguida da turma A do 4.º ano do Colégio Nova Encosta, Paços de Ferreira. O terceiro prémio foi para a turma do 2.º ano do Grande Colégio de Paredes. A turma do 4.º ano da Escola Básica de Oliveira do Arda, Castelo de Paiva, foi distinguida com uma menção honrosa.

Na categoria de Modelagem, destinada ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, o primeiro lugar do pódio foi para a turma do 5.º ano do Externato Senhora do Carmo, Lousada. Os prémios seguintes foram atribuídos à turma A do 6.º ano da Escola Básica de Penafiel Sul e à turma B do 6.º ano da Escola Básica de Lousada Este. A turma do 7.º ano do Externato Senhora do Carmo obteve uma menção honrosa.

Por último, na categoria de Criação Literária, dirigida ao ensino secundário, a turma do 10.º ano do Externato Senhora do Carmo foi a grande vencedora, seguida da turma 4C do 10.º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante.

O concurso “A escultura na Rota do Românico” desafiou a comunidade escolar a explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos da Rota do Românico, dos tímpanos e capitéis, às mísulas, cachorros, siglas e frisos, entre outros pormenores artísticos.

O júri foi constituído pela ilustradora Carla Anjos, pelo artista plástico Raul Constante Pereira e pela escritora Minês Castanheira.

Todos os trabalhos concorrentes ficarão expostos no Centro de Interpretação do Românico até 30 de junho, de terça-feira a domingo.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar