O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel volta a receber, a partir do próximo dia 23 de agosto e até ao dia 1 de setembro, a Feira Agrícola do Vale do Sousa, um certame que, através dos mais de 350 expositores presentes, promove o que de melhor a região tem para oferecer.
A AGRIVAL teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o actual. Ao longo dos anos, foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje na maior feira agrícola do norte e centro e de referência em todo o país. Com mais de 350 expositores e milhares de visitantes, é hoje um certame auto sustentável, com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo, devido à aposta num programa cultural diversificado.
Um espaço superior de 30.000 metros quadrados vai albergar, até 1 de setembro, expositores ligados à agricultura e ao gado, e a outras múltiplas áreas de negócio, como maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, serviços, entre outros.
Além disto, a forte programação cultural e musical da Agrival é sempre uma das grandes atraçõesm que leva ao recinto milhares e milhares de pessoas diariamente. Este ano, há mais um cartaz de excelência, com os artistas Piruka, Bárbara Tinoco, D. A. M. A, Wet Bed Gang, Zé Amaro, Bárbara Bandeira, Miguel Araújo, Matias Damásio e Nininho Vaz Maia a subirem ao palco principal. Antes destes nomes, vão ainda subir a este palco alguns artistas penafidelenses de sucesso, como Gardn, Couto 4580, Marotos da Concertina, José Moreira e Helena Fernandes. No último dia e como já é hábito, ficaremos a conhecer a Miss Agrival 2024.
Por outro lado, o palco “tradições” vai receber os concursos tradicionais gastronómicos e os espectáculos e performances das “gentes da nossa terra”. Como não poderia deixar de ser, as famosas noites da Agrival vão ser aquecidas por diversos DJ’s, são eles o Miguel Tika, Cancela, MarcosZ, Lowie, Diogo M, John Diaz, Pedro Damas, Berto Boss, Viktor More e Los Bandidos.
Durante os 10 dias, e, para além da vertente expositiva e de animação, há ainda espaço para a 21ª Mostra de Gastronomia Nacional, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país e possibilita a degustação de iguarias deliciosas e bem portuguesas, não esquecendo a restante oferta de alimentação existente no recinto.
À semelhança das últimas edições, a organização da Agrival disponibiliza a entrada gratuita das famílias numerosas (com três ou mais filhos) mediante apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa, dos bombeiros voluntários e dos idosos das IPSS´s do concelho.
Destaque-se a presença da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que representa os 11 municípios da região: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.
Cada dia da Agrival é dedicado a um destes municípios, com atenção especial ao Dia de S. Bartolomeu (24 de agosto), que pertence sempre ao Concelho de Penafiel, com a grande Feira de S. Bartolomeu (ou Feira das Cebolas) a ocupar toda a zona envolvente do Sameiro.
Toda a informação e aquisição de bilhetes digitais em https://agrivalpenafiel.pt/