As portas de mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno de Baião abrem-se na sexta-feira, dia 28 de julho, às 18h30. Até 30 de julho haverá mesa farta e recheada com sabores tradicionais.
“Quem visitar Baião no próximo fim de semana, encontrará um prato genuíno da região em que os sabores advêm de um legado que tem passado de geração em geração, fazendo do nosso concelho um dos locais mais procurados para desfrutar desta iguaria”, anuncia a Câmara de Baião em nota de imprensa..
O festival tem lugar na vila de Baião, na Feira do Tijelinho, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito. Segundo a autarquia, #ali estarão reunidas condições de conforto e frescura, tornando-se num espaço agradável, mesmo nos dias quentes de verão”.
O prato encontra nos vinhos verdes da sub-região de Baião, com destaque para a casta Avesso, um bom complemento, mas, lê-se na nota, a refeição só fica completa com outros elementos da gastronomia local, como a broa de milho cozida no local, o biscoito da Teixeira ou outra doçaria tradicional.
No espaço estarão dois restaurantes a quem cabe a missão de confecionar a receita tradicional do Anho Assado, usando para isso os tradicionais fornos a lenha. É ali que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa calda onde cabem várias carnes. Para quem não for apreciador deste prato, há sempre alternativas: vitela ou bacalhau.
Evento terá animação em permanência
A animação será uma constante durante todo o festival, cabendo aos grupos de concertinas, grupos de bombos, banda musical, grupo de dança, percorrer o recinto levando alegria, música e cantares ao desafio a todas as mesas.
Dia 28 – Sexta-Feira
18h30 – Abertura Oficial da Feira com grupo de bombos A.T.C.M. Baião
20h00- Grupo Concertinas e Bombos São Tiago de Queimada
22h00 – Atuação Banda Marcial de Ancede
00h00 – Encerramento
Dia 29-Sabado
10h00– Abertura da Feira
13h00 – Atuação do grupo de música tradicional PRO PAGODE
20h00 – Atuação da Associação Cultural de Concertinas do Lameirão
00h00 – Encerramento
Dia 30 – Domingo
10h00 – Abertura da Feira
12h00 – Grupo de Concertinas “Joaquim Nogueira”
14h00 – Abertura dos Insufláveis para Crianças
15h30 – Escola Dança BayonDance
17h00 – Animação Musical com “Avô Cantigas”
19h00 – Encerramento