Marão: Baldio de Ansiães inaugura Grande Rota 56, Picos do Marão

Arménio Miranda foi homenageado pelos seus 34 anos ao serviço do Baldio de Ansiães (Foto AM).

É o mais recente percurso pedestre desenhado na serra do Marão pelo Baldio de Ansiães, com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.

O Presidente do Concelho Diretivo do Baldio de Ansiães, David Souto, fez, no passado fim de semana, a apresentação da Grande Rota 56, Picos do Marão (GR 56), um percurso circular pela serra de 35,5 quilómetros.

A GR 56 foi, por aquele responsável, considerada como um projeto que pretende atrair turistas e visitantes ao Marão, com reflexos na economia local e na sustentabilidade ambiental, designadamente no território do Baldio de Ansiães, que se distribui por uma área de 2 500 hectares,

David Souto referiu, na ocasião, a venda de produtos locais, que já vem sendo feita nos “Mercadinhos de Ansiães” (aqui e aqui) e os projetos de Alojamento Local existentes para receber turistas e visitantes, designadamente em Ansiães, Candemil ou Revilhães.

A apresentação da GR 56 levaria a Ansiães Jorge Ricardo, Presidente da Câmara de Amarante que, na sua intervenção, haveria de salientar o contributo daquela rota na “afirmação do Marão e na consolidação de Amarante como um destino de referência para o turismo de Natureza e o desporto de Montanha”.

O autarca sublinharia ainda “a ligação positiva que transparece da atuação coordenada entre os Baldios de Ansiães e a Junta de Freguesia local”  e deixaria palavras de apreço ao professor Arménio Miranda, homenageado, na ocasião, pelos “factos marcantes acontecidos ao longo dos 34 anos em que presidiu ao Conselho Diretivo do Baldio de Ansiães”.

E exemplificou: “esteve na origem das primeiras equipas de sapadores florestais; foi durante os seus mandatos que se desenvolveram projetos florestais fundamentais para que, hoje, possamos usufruir da serra do Marão e a sua ação foi determinante para a gestão florestal ativa e a defesa contra os incêndios (…)”.

A  GR 56 Picos do Marão, segue-se à PR 6 Rota do Rio Marão de 14,3 quilómetros de extensão. No Baldio de Ansiães existe, ainda a rota “O Marão tem Sangue Azul”, com um percurso de 3,5 quilómetros.

De criação recente é, também, o Miradouro Pico 960, junto à Capela da Senhora de Moreira, que permite uma visão de 360 graus sobre a serra.

CONTINUAR A LER

Leave a Comment

You may like