Amarante celebra Natal com iluminação e atividades culturais

Amarante inaugura a iluminação de Natal no próximo sábado, 26 de novembro, às 18h30, com um espetáculo de pirotecnia e uma apresentação de teatro infantil na Alameda Teixeira de Pascoaes.

“Sofia e a Magia de Acreditar”, assim se chama a peça, conta a história de uma menina que não acredita nos valores da época, mas que se deixa contagiar pelas palavras mágicas dos duendes que a convencem a entrar numa aventura natalícia que não vai deixar ninguém indiferente. 

Entretanto, “face à crise energética que se vive, será encurtado o período de ligação das iluminações e será utilizada apenas tecnologia LED nas decorações de Natal, donde resultará uma significativa poupança, mantendo-se o espírito natalício e o contributo para a animação de rua como forma de promover o comércio tradicional”, refere o Município em nota de imprensa.  

Assim, até 10 de janeiro, segundo a autarquia, mais de 250 mil leds vão iluminar o centro de Amarante e Vila Meã. Às árvores artificiais de 25 e 10 metros de altura em Amarante, e de 10 metros em Vila Meã, juntam-se as iluminações em árvores naturais no Parque Florestal e na zona junto ao Tribunal. 

A árvore de Natal na Alameda Teixeira de Pascoaes, por exemplo, tem passagem interior e estará decorada com efeito neve cintilante sobre montanha estilizada e tem bolas natalícias 3D no interior.  Já o túnel de luz na Ponte de São Gonçalo é coreografado com música, o que permite a animação das formas resultando num bonito espetáculo de luz e cores, atrativo para os visitantes. 

Atividades lúdicas e culturais à volta do Natal

Durante a quadra natalícia, a Câmara de Amarante oferece programação cultural e lúdica às famílias. Além do tradicional Concerto de Natal da Orquestra do Norte, dia 17 de dezembro, às 22h00, na Igreja de São Gonçalo – onde o ensemble vai estar acompanhado pela soprano Sara Braga Simões –, e do Concerto de Ano Novo, dia 1 de janeiro, em local a anunciar, há várias atividades para as famílias e para os mais novos. 

Até 9 de janeiro, a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e o Polo de Vila Meã recebem uma mostra e venda de Presépios, com cerca de 300 exemplares, criados por Conceição Messias, Eduardo & Jesus Pias, Emília Messias, Irene Salgueiro & António Salgueiro, Joaquim Messias, João Gonçalves Ferreira, Júlia Côta e Prazeres Côta, Laurinada Pias, Nelson Oliveira e Rosália Abreu.

Dia 11, a Primeira Pedra – Associação Artística e Cultural apresenta teatro para bebés (0 aos 4 anos). Com sessões às 15h00 e às 16h00, “A rena de mil cores” pretende explorar as emoções através de sensações e do contacto com outras crianças. 

A 17 de dezembro, a última edição do SAB’Arte de 2022 tem como tema “Nas asas de um Anjo… Teixeira de Pascoaes”. Entre as 10h00 e as 11h30, as crianças com idades entre os seis e os 12 anos são convidadas a visitar a casa onde nasceu Teixeira de Pascoaes e a exposição “MUSE”, na sala de exposições temporárias. Depois das visitas, as crianças vão preparar e decorar um anjo.

De 21 e a 29 de dezembro, o ateliê “Natal com Agustina” propõe três atividade distintas, das 09h00 às 12h30, e das 14h00 às 17h00, para crianças com idades entre os seis e os 12 anos. “Palavras ao vento… no jardim”, de 21 a 23, vai dar a conhecer às crianças, através de uma visita guiada, as exposições “Feminino, uma história ficcionada” e “a super-menina: espassos, letras e livros”, onde se reconhece a criatividade aliada à figura de Agustina. 

Dias 26 e 27, Torcato Bessa vai ajudar a “Descobrir o mundo de Agustina… entre livros”, em local a anunciar.

A 28 e 29 de dezembro, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – Polo de Vila Meã, os participantes vão fazer uma visita guiada à exposição “O rosto do pensamento” de Agostinho Santos.

Todas as atividades são de acesso gratuito, mas de inscrição obrigatória no site do MMASC (www.amadeosouza-cardoso.pt/).

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar