Amarante: Centro de Informação Autárquico ao Consumidor faz seis anos

Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Amarante foi criado há seis anos (Foto de Artem Beliaikin, no Pexels).

Amarante celebra, a 15 de março, o sexto aniversário do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC). Inaugurado em 2015, o CIAC “já instruiu mais de 1400 processos a nível de consumo e mais de 190 de sobre-endividamento e proteção financeira, tendo sido dinamizadas mais de 100 ações de informação, com quase 3000 participantes”, refere a vereadora com o Pelouro da Defesa do Consumidor, Lucinda Fonseca, citado pelos serviços de imprensa do Município.

No geral, os pedidos de intervenção prendem-se com conflitos de consumo, nomeadamente matérias relacionadas com os serviços públicos essenciais (telecomunicações, água, energia elétrica, gás natural, serviço de recolha e tratamento de águas residuais, serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos e serviços postais); contratos celebrados à distância e fora de estabelecimento comercial; práticas comerciais desleais; contratos de compra e venda e ainda conflitos do foro do sobre-endividamento e proteção financeira.

A evocação do sexto aniversário do CIAC, inclui, pelas 15:00, a realização de um webinar com a economista Ana Passos, da DECO, dirigido aos alunos da Universidade Sénior de Amarante, tendo como tema: “A Literacia Financeira não é só para jovens! O essencial dos Serviços Financeiros”. 

O CIAC resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Amarante, a Direção Geral do Consumidor, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO e de uma parceria com o Plano Nacional de Formação Financeira – PNFF – TODOS CONTAM.

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