Amarante: Feira dos Doces Conventuais de novo nos claustros

Depois de no ano passado ser ter realizado online, a Feira dos Doces Conventuais de Amarante regressa aos claustros do Convento de S. Gonçalo. Será já este fim de semana (13, 14 e 15 de maio).

A Feira dos Doces Conventuais de Amarante estará de volta aos claustros do convento de S. Gonçalo já este fim de semana (13, 14 e 15 de maio).

“Será um regresso em grande”, disse, recentemente, Bruno Costa, Presidente da Associação Empresarial de Amarante (AEA) a AMARANTE MAGAZINE, sublinhando que o certame estará aberto à participação de doceiras e doçarias de todo o país que, em Amarante, queiram mostrar os seus doces e licores de origem monástica.

A edição deste ano, a XVI, contará com a participação de 25 expositores, de acordo com uma fonte da AEA, sendo que paralelamente ao certame haverá lugar a eventos culturais e de animação.

Entretanto, a Associação Empresarial de Amarante e a Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) têm em curso um processo de certificação dos doces conventuais de Amarante, estando já fechados os cadernos de especificações que definem as regras a que deve obedecer o seu fabrico, seja quanto às matérias primas ou aos modos de confecção usados, quase sempre artesanais.

A certificação, conduzida pela RURIS, não deverá estar concluída antes de dois anos, admite Bruno Costa, que, porém, a considera fundamental para que se evitem adulterações e se possam emitir selos de garantia.

Feitos à base de ovos, amêndoa e açúcar, são cinco os doces conventuais de Amarante: léria, papo de anjo, S. Gonçalo, brisa do Tâmega e foguete.

PUB.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar