Baião: Tunas académicas animaram o concelho

A magia e a alegria do espírito académico voltaram a invadir o concelho de Baião, nos dias 26 e 27 de abril, com a realização do VIII Festival de Tunas de Ancede – TUNANCE.

Este evento impulsionado pela Associação ARCA, da qual fazem parte vários estudantes baionenses, contou com o apoio da Câmara Municipal de Baião, Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, Junta de Freguesia de Campelo e Ovil e Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere.

Durante os dois dias viveu-se um ambiente festivo, com muita animação nas ruas e diversão nas vilas do concelho, marcada pelos sons das pandeiretas e bandolins e pelas tradicionais trovas académicas.

O início do festival começou com uma serenata ao luar, no dia 26 de abril, na praça Eça de Queiroz, seguindo-se uma festa noite dentro com os estudantes a não arredarem pé até de manhã. O momento principal ficou, contudo, reservado para a noite de 27 de abril, no Mosteiro de Santo André de Ancede, onde passaram pelo palco as diversas tunas.

Foram 4 as tunas a concurso: A Tuna de Farmácia do Porto (TFP), a Real Fortuna Académica de Coimbra, a Tuna Académica do ISAG Porto (TAISAG) e a Tuna Académica de Economia do Porto (TAFEP). A Tuna Feminina do FPCEUP (ATITUNA) foi a tuna convidada desta edição.

A grande vencedora deste ano do TUNANCE foi a Tuna Académica de Economia do Porto. A melhor serenata foi protagonizada pela Tuna de Farmácia do Porto.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, a vereadora da Cultura, Anabela Cardoso e o vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, deram as boas vindas aos jovens universitários destacando a alegria e a saudade que todos os anos deixam no concelho, manifestando vontade em continuar a apoiar a iniciativa. José Pinho Silva, lembrou que a juventude é o futuro de qualquer território e que o futuro de Baião está nas mãos de jovens com iniciativa e dinamismo, como os que organizam o TUNANCE.

Por sua vez, Anabela Cardoso, mostrou-se “orgulhosa” na iniciativa que “promove a nossa terra” e no trabalho de jovens que são “o nosso futuro”.
O autarca de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, visivelmente emocionado referiu que a iniciativa “engrandece aquela União de Freguesias”. “Obrigado ao município pelo apoio e às pessoas que trabalham para que tudo corra da melhor forma”, notou, enaltecendo, ainda, o desempenho dos “jovens universitários pelo que fazem pelo concelho”.

Os Presidentes da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro, assinalaram a sua passagem pelo evento, deixando uma mensagem de boas vindas a todos os estudantes que participam no TUNANCE e de agradecimento aos jovens baionenses que se envolvem nesta organização.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar