Baião vendeu, na Internet, 1400 quilos de fumeiro e outros produtos

Baião vendeu, na Internet, 1400 quilos de fumeiro e outros produtos locais (Foto AM)

Maioria dos clientes que comprou fumeiro e outros produtos de Baião fê-lo a partir do Grande Porto. Mas Lisboa, Oeiras, Amadora Seixal e outras cidades mais a sul também encomendaram sabores de Baião.

Mais de 230 encomendas foram enviadas de Baião para vários concelhos de norte a sul de Portugal através da loja Locale.pt, que acolheu a primeira edição online da Feira do Fumeiro e dos Vinhos de Baião, promovida pela Câmara local com o apoio da Dolmen. No total, foram expedidos cerca de 1400 kg de produtos para 63 concelhos, informou a Dolmen em nota de imprensa.

O destino principal dos produtos vendidos (fumeiro, vinhos e outros produtos locais) foram concelhos da Área Metropolitana do Porto, como Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar e Vila Nova de Gaia. De destacar também o registo de muitas encomendas da região de Lisboa, Cascais, Carregado, Mafra, Almada, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras e Seixal. Foram ainda registadas encomendas para locais como Castelo Branco, Famalicão, Évora, Beja, Almeirim, Aveiro, Braga, Guimarães, Fátima, Figueira da Foz, Abrantes, Leiria, Setúbal, Palmela ou Tomar.

Em jeito de balanço, José Lima, vereador dos Assuntos Económicos da autarquia baionense, considerou que os resultados alcançados “foram muito positivos. Esta feira online permitiu um reforço de vendas importante aos produtores baionenses e fez com que muitos produtos de qualidade chegassem a clientes de outras regiões do país, que ainda não os conheciam e não os tinham provado”, afirmou, acrescentando, citado pelos serviços de imprensa da Dolmen, que “a venda através da internet pode constituir uma aposta com continuidade no futuro, servindo de complemento à realização da feira nos moldes tradicionais”.

A presidente da Cooperativa Dolmen, Cristina Vieira, mostrou-se igualmente satisfeita com os resultados alcançados, referindo: “sendo a primeira vez que realizamos um evento desta natureza, tínhamos algumas reservas, mas a procura verificada ultrapassou largamente as nossas expectativas, tendo esta siso forma encontrada para contrariar os constrangimentos impostos pela pandemia”.

Feira na Internet ajudou à promoção do território

Para a presidente da Dolmen, o evento abriu a porta a “uma nova forma de promoção do território do Douro Verde que, acreditamos, se manterá mesmo depois de reposta a normalidade nas nossas vidas, tendo um enorme potencial enquanto complemento aos eventos presenciais”, disse, citada na nota de imprensa.

A Feira dos Fumeiros e dos Vinhos de Baião juntou, no seu formato online, 21 produtores locais de fumeiro, vinhos, biscoito da Teixeira e outros doces regionais, licores, cerveja artesanal, mel, compotas e amêndoas artesanais. O sucesso do evento fez com que a sua duração inicialmente prevista, de 8 a 19 de março, fosse ainda alargada aos dias 20 e 21.

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