Brigada de Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa inicia atividade

Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Tâmega e Sousa - Fonte: Câmara Municipal de Baião

A brigada de sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa sediada na antiga Escola Primária de Gôve, em Baião, iniciou esta semana a atividade de prevenção e combate aos incêndios florestais.

No total, a equipa é constituída pelo líder da brigada, um técnico superior da área das ciências florestais credenciado em fogo controlado, e 14 sapadores. Do total de 15 elementos, onze são oriundos do concelho de Baião.

Nos últimos meses estes sapadores frequentaram uma formação especializada ministrada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF). As funções efetivas no terreno arrancaram a 23 de maio e tiveram início na Serra da Aboboreira, com trabalhos de gestão de combustíveis nas faixas adjacentes à rede viária.

Esta equipa terá por função intervir na instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas ações de consolidação antes e depois dos fogo bem como nas ações de estabilização de emergência.

Por outro lado, e em consonância com os objetivos definidos na Estratégia Nacional para as Florestas e no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a brigada contribuirá para o aumento da área de intervenção através de ações de redução de combustível e de resiliência do território aos incêndios. Irá, ainda, reforçar a vigilância armada antes e pós-incêndio e funcionará como equipa de primeira intervenção em incêndios nascentes.

A decisão de instalar esta Brigada de Sapadores Florestais em Baião surgiu na sequência da aprovação de uma candidatura que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) realizou junto do Fundo Florestal Permanente e que prevê a criação de 100 novas equipas de sapadores florestais distribuídas um pouco por todo o país. Esta nova equipa sediada em Baião dará assistência aos 11 municípios que integram a comunidade intermunicipal.

 

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar