CIM do Tâmega e Sousa integra rede internacional para a promoção do sucesso escolar

Uma das metas é reduzir as taxas de retenção e abandono escolar (Foto de Andrea Piacquadio, no Pexels)

A COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO TÂMEGA E SOUSA (CIM do Tâmega e Sousa) anunciou que, em articulação com os seus 11 municípios e com os agrupamentos escolares da região, está a implementar um programa de formação e desenvolvimento de liderança para a promoção do sucesso educativo

O programa, que se insere no âmbito da estratégia educativa TâmegaSousa Educa – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa), será dinamizado pela associação Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All e que tem por missão diminuir a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu contexto socioeconómico. 

Com este projeto, refere a CIM-TS pretende-se promover uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, particularmente dos mais desfavorecidos, e reduzir a taxa de retenção e de abandono escolar precoce na região do Tâmega e Sousa. 

O programa, que tem como base um modelo testado e replicado em 58 países da rede Teach For All, será implementado ao longo de dois anos letivos em 11 escolas da região, uma por concelho, sendo especialmente dirigido a crianças do 2.º ciclo do ensino básico.

O objetivo é impedir que o contexto socioeconómico de um aluno o impeça de atingir a realização pessoal e profissional, cabendo aos mentores colocar em evidência o que de melhor há em cada criança.

Durante dois anos letivos, cada escola passa a dispor de um membro da Teach For Portugal, que é designado de mentor. O mentor vai trabalhar em parceria com um professor, chamado de professor-mentor, apoiando-o na planificação e preparação das aulas, mas atuando, sobretudo, em quatro dimensões: resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional e liderança. Este trabalho é feito através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância.

O objetivo é impedir que o contexto socioeconómico de um aluno o impeça de atingir a realização pessoal e profissional, cabendo aos mentores colocar em evidência o que de melhor há em cada criança.

Para além das dinâmicas na sala de aula e online, cabe a cada mentor desenvolver um projeto escolar e um projeto comunitário assentes na relação escola-família-comunidade. Pretende-se com estes projetos envolver de forma participativa alunos, professores, diretores e pessoal não docente, mas também pais e encarregados de educação, associações de pais, instituições locais, associações desportivas e comunidade em geral no processo educativo, promovendo a sua participação efetiva na promoção do sucesso escolar dos alunos.

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