CIM do Tâmega e Sousa vai implementar serviço de transporte público a pedido

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A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), enquanto Autoridade de Transportes, vai implementar um sistema de transporte público a pedido. Trata-se de um serviço complementar à rede regular de transporte público rodoviário, em situações em que a oferta atual é insuficiente para dar resposta às necessidades da população, e que assegura o transporte dos passageiros até à sede do seu município e aos principais equipamentos e serviços públicos. O projeto-piloto do serviço envolve os Municípios de Baião, Cinfães e Resende.

Este serviço tem como principal objetivo melhorar as condições de mobilidade da população da região, nomeadamente nos concelhos marcados por um povoamento disperso e por uma baixa densidade populacional, aumentando a cobertura da rede de transportes coletivos existente em áreas ou períodos do dia onde esta é deficitária.

À semelhança do transporte coletivo regular, o serviço de transporte a pedido tem circuitos, paragens e horários pré-definidos. No entanto, distingue-se do transporte regular por só circular quando o serviço é previamente solicitado pelo passageiro através de uma central de reservas. Destemodo, os percursos só serão realizados se, antecipadamente, o serviço tiver sido pedido e só serão efetuadas paragens nos locais com reserva. Este serviço diferencia-se ainda do transporte público regular por assegurar apenas a ligação entre as paragens pré-definidas e a respetiva sede de concelho.

A implementação do sistema de transporte público a pedido será feita em duas fases. A primeira, que corresponde ao projeto-piloto, teve início em maio, nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, uma opção que assenta no facto de se tratar de três concelhos de baixa densidade e com contiguidade territorial entre si. Posteriormente, o serviço será alargado aos restantes concelhos do Tâmega e Sousa.

O projeto-piloto será também dividido em duas etapas. A primeira, de 3 a 21 de maio, corresponde à fase de registo de utilizadores. Os interessados em usufruir deste serviço terão que proceder, obrigatória e previamente, ao seu registo, que poderá ser feito através do telefone 255718348. Durante o projeto-piloto, o registo será apenas via telefone, prevendo-se, posteriormente, a possibilidade de o mesmo ser realizado através de website e de uma aplicação móvel.

A segunda etapa, correspondente à efetiva utilização do serviço de transporte a pedido, inicia-se a 24 de maio. Nesta fase, para usufruir do serviço, o passageiro deverá proceder à reserva da sua viagem, o que terá de acontecer até às 15h00 do dia útil anterior ao da viagem. A reserva poderá ser feita através de chamada telefónica para o mesmo número do registo de utilizador – 255718348.

Os circuitos, as paragens, os horários e os tarifários deste serviço estão disponíveis no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt

O serviço de transporte público a pedido da CIM do Tâmega e Sousa insere-se na operação “Transporte Público a Pedido (Apoio na implementação de um Sistema de Transportes Adaptado à Procura para Territórios de Baixa Densidade na CIM-TS)”, cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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