CIM Tâmega e Sousa promove peça de teatro sobre alterações climáticas

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai levar à cena, durante o próximo mês, uma peça de teatro infantil dedicada à problemática das alterações climáticas, anunciou, hoje, aquela entidade.

Esta ação surge na sequência da elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa, documento no qual se identificam as principais vulnerabilidades climáticas desta região e as medidas a adotar com vista à minimização dos seus impactos e riscos.

O espetáculo, que será reproduzido nos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, terá como espectadores os alunos dos 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo do ensino básico, bem como os respetivos professores, procurando sensibilizá-los para a temática das mudanças climáticas.

A peça, produzida pela companhia Leirena Teatro, tem como ponto de partida o conto tradicional Os três porquinhos, adaptando a história tradicional à problemática das alterações climáticas.

Nesta nova trama, intitulada de Oink, o conflito entre os três porquinhos e o lobo é substituído pelo conflito entre os três protagonistas e o seu estilo de vida, abordando a forma como terão de se adaptar para poderem sobreviver.

A par do texto dramático, a intervenção artística e pedagógica em torno da adaptação às mudanças climáticas está presente em todo o processo criativo da encenação e da construção cénica, visível nos materiais e objetos naturais usados em cena.

 

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar