Construção e indústria fazem crescer emprego na região Norte

O setor secundário, composto maioritariamente pelas indústrias transformadoras e pelo ramo da construção, contribuiu com 1,5 pontos percentuais (p.p.) para o crescimento de 1,9 por cento do emprego total da Região do Norte no primeiro trimestre de 2019, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Dos 31,3 mil empregos criados por todos os ramos de atividade, cerca de 18,3 mil (59 por cento) tiveram origem no ramo da construção e 6,6 mil (21 por cento) vieram das indústrias transformadoras, explica a entidade.

O ramo da construção foi “o mais dinâmico durante o 1º trimestre de 2019”, sublinha. Em termos homólogos, o emprego na construção cresceu 17,2 por cento, os edifícios licenciados para habitação aumentaram 13,3 por cento e a avaliação bancária das habitações cresceu 6,9 por cento.

De acordo com o comunicado da CCDR-N, estes valores são destaque na análise efetuada no último relatório NORTE CONJUNTURA.

Os indicadores trimestrais do documento dão igualmente nota de que o valor das exportações de mercadorias por parte de empresas da Região do Norte aumentou 2,3 por cento, em termos homólogos, traduzindo-se numa ligeira aceleração face ao trimestre precedente.

Esta aceleração resultou, em particular, do forte crescimento de 7,6 por cento das exportações de automóveis, outros veículos terrestres, partes e acessórios, conclui a CCDR-N.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar