“Curta” de alunos do Colégio de São Gonçalo selecionada para o festival CINANIMA

Uma curta-metragem realizada por alunos do Colégio de São Gonçalo foi selecionada para concorrer ao prémio Jovem Cineasta da 43ª edição do CINANIMA, um festival internacional de cinema de animação que decorre de 11 a 17 de novembro, em Espinho.

“Pensar Amadeo”, inspirado na efeméride dos 100 anos da morte de Amadeo Souza-Cardoso é, sobretudo, “uma reflexão pessoal sobre momentos da vida do artista”, explicou à AM o professor Fernando Oliveira.

“É uma abordagem da sua vida pessoal e artística e as semelhanças com a vida, sentimentos e as vivências dos alunos”, explicou o docente responsável pelo projeto.

A curta, da autoria dos alunos do 11º ano do Curso de Animação Sociocultural do ano letivo 2108/2019, foi produzida numa parceria com a ANILUPA, uma valência da Associação de Ludotecas do Porto que disponibiliza, a públicos não profissionais, equipamentos e apoio na realização de filmes de animação.

Segundo Fernando Oliveira, os alunos trabalharam “arduamente durante todo o ano letivo” e ainda mais alguma coisa.

“É um processo moroso, que consome tempo porque estamos a falar de 25 desenhos para um segundo de filme. Tiveram que abdicar de fins de semana e até algum do tempo de férias, mas ficaram muito orgulhosos quando viram o resultado final”, adiantou.

O docente sublinhou, ainda, que a banda sonora é “original e criada propositadamente para o filme”. Esse projeto ficou a cargo do maestro da Banda Musical de Amarante, Hugo Folgar, Cláudio Barruma e turma do 8º ano da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.

Segundo o responsável pelo projeto, alunos e docentes irão promover o filme ao longo do presente ano letivo, em mostras locais e nacionais.

“O CINENIMA é um festival internacional, portanto, esperamos que, no futuro, haja oportunidades de mostrar o Pensar Amadeo no estrangeiro”, concluiu.

CINANIMA: filmes de estudantes com a maior representação

O CINANIMA recebeu, este ano, cerca de 1400 submissões e a maior “fatia” coube à categoria de Filmes de Estudantes, com 461 trabalhos.  O fato que o vencedor do Grande Prémio é automaticamente inscrito na lista de nomeados aos Óscars é, de acordo com a organização, “um pormenor que não passa despercebido aos jovens animadores que tentam a sua sorte no terceiro festival de animação mais antigo do mundo”.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar