“De Volta à Praça” instala-se em Celorico de Basto

Foto de Foto de Alessio Cesario, no Pexels.

> No fim de semana de 7 e 8 de agosto.

Depois de Cinfães, o “De Volta à Praça” regressa à região do Tâmega e Sousa, rumo a Celorico de Basto. Será com o grupo de Teatro da Palmilha Dentada e pela Companhia Erva Daninha que, no próximo fim se semana, dias 7 e 8, o centro da vila de Celorico de Basto recebe dois espetáculos de arte circense. A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) é um dos parceiros do projeto, liderado pelo Coliseu do Porto, em parceria com o Teatro Nacional São João.

Com o palco montado na Praça Albino Alves Pereira, os dois espetáculos, um do Teatro da Palmilha Dentada e um da Companhia Erva Daninha, ambos ao ar livre e num formato de 360 graus, vão apresentar as novas tendências do circo com humor e atrevimento do café-teatro e convidar o público a contar as lendas e enredos do concelho. 

No sábado, dia 7, “abre-se o pano” às 21h00, com a mais recente criação do grupo de Teatro da Palmilha Dentada, Circlus, no formato que primeiro lhe granjeou fama: o café-teatro. Unindo temas do circo, da música e do humor, este é um espetáculo para toda a família sobre uma família do circo. 

É com a apresentação da peça Rasto, da Companhia Erva Daninha, que, no domingo, dia 8, às 18h00, o “De Volta à Praça”prossegue, com um espetáculo que, entre a dança e a acrobacia, usa o arrojo de uma máquina agrícola como elemento cenográfico, um adereço invulgar para a apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão inextricavelmente ligados, das nossas paisagens no nosso imaginário.

Na tarde de sábado, dia 7, às 15h00, na Casa da Terra, o Teatro da Palmilha Dentada dinamiza também uma oficina de circo e marionetas focada nas lendas e histórias locais, dirigida a participantes com mais de 12 anos.

Com entrada gratuita, os espetáculos estarão sujeitos às normas em vigor da Direção-Geral da Saúde, devido às contingências da pandemia da covid-19. A reserva de bilhetes deverá ser efetuada através bilheteira@devoltaapraca.pt

O “De Volta à Praça” tem no seu programa o circo, a música, o teatro e a dança como corpo estruturante, e procura devolver a rua às gentes e as brincadeiras às crianças, convidando a sair de casa e a fruir as praças e parques das diferentes localidades, com o objetivo de se ligar a novos espaços, associados ao património natural e cultural da região. 

Depois de Celorico de Basto, o “De Volta à Praça” desloca-se para Paços de Ferreira, no fim de semana de 4 e 5 de setembro, seguindo-se Marco de Canaveses, a 11 e 12 de setembro.

O projeto “De Volta à Praça” é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Programa do “De Volta à Praça” em Celorico de Basto

7 de agosto de 2021
> 15h00 – 17h30| Casa da Terra
Oficina de Circo e Marionetas, Teatro da Palmilha Dentada
> 21h00 | Praça Albino Alves Pereira
Circlus, Teatro da Palmilha Dentada

8 de agosto de 2021 
18h00 | Praça Albino Alves Pereira
Rasto, Companhia Erva Dinha

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar