Felgueiras: novo CTeSP na ESTG em Técnicas de Supervisão na Construção

ESTG tem abertas candidaturas para o ano letivo 2020/2021 para o curso Técnicas de Supervisão na Construção (Foto de ThisIsEngineering, no Pexels).

ESTG é a única escola do ensino superior público no Tâmega e Sousa. O seu novo curso pretende formar profissionais aptos a planear, coordenar e fiscalizar obras de construção nova e de reabilitação nas empresas do setor da construção.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) terá, na sua Escola de Felgueiras, o novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), em Técnicas de Supervisão na Construção, com candidaturas abertas para o próximo ano letivo 2021/22, anunciou aquela Escola.

O novo Curso Técnico Superior Profissional em Técnicas de Supervisão na Construção pretende formar profissionais aptos a planear, coordenar e fiscalizar obras de construção nova e de reabilitação nas empresas do setor da construção. Estes profissionais estarão também habilitados a interpretar projetos e documentos técnicos inerentes às atividades de construção, bem como coordenar ações corretivas de reabilitação e manutenção de edifícios.

“Na atualidade, verifica-se um aumento na atividade da construção, impulsionada pela reabilitação de edifícios, o que implica a necessidade de mão-de-obra especializada, sobretudo se for tido em linha de conta que, no presente, uma percentagem superior a 50% dos trabalhadores da construção civil têm mais de 50 anos, pelo que se torna necessária a realização de formação de níveis médio e superior. À semelhança do restante tecido empresarial português, a indústria da construção assenta em pequenas e médias empresas, daí que exista a necessidade de suporte técnico através de um profissional interno com polivalência de conhecimentos, aptidões e atitudes nas diversas áreas técnicas da construção”, contextuaria a ESTG.

ESTG é única escola do ensino superior público do Tâmega e Sousa

Entre as principais saídas profissionais para o CTeSP em Técnicas de Supervisão na Construção estão: Quadro médio ou superior em empresas de construção e reabilitação de edifícios; técnico de condução de obra; preparador de obra; responsável de organização de estaleiro; coordenador de atividades de manutenção em empresas do setor imobiliário; atividades técnico-comerciais em empresas de materiais de construção; atividades técnicas em empresas de especialidades da construção.

O CTeSP em Técnicas de Supervisão na Construção tem uma duração de dois anos letivos, correspondentes a 120 ECTS e está organizado segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e ainda com o estágio de seis meses em contexto de trabalho. 

Terminado o CTeSP, os estudantes que tenham em vista o prosseguimento dos seus estudos podem concorrer às Licenciaturas com o benefício de lhe serem atribuídas creditações. 

A abertura de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais está prevista para os meses de julho/agosto, e nessa altura poderá ser apresentada a candidatura online através do  Sistemas de candidaturas do P.PORTO.

Sobre a ESTG

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) é a única instituição de ensino superior público na região do Tâmega e Sousa. Sediada na cidade de Felgueiras, completou recentemente 21 anos de existência com uma grande ligação à comunidade. Uma Escola de referência na articulação entre o ensino superior e a atividade empresarial, sempre orientada para a empregabilidade e para as necessidades da região. É um excelente exemplo na criação de parcerias com entidades externas, públicas e privadas, o que lhe permite a concretização de um modelo formativo orientado para a resolução de problemas reais e concretos.

É missão da ESTG, enquanto instituição do ensino superior público, ser um elemento fundamental e catalisador do desenvolvimento da região do Tâmega e Sousa, num quadro de referência nacional e internacional, através da formação superior de cidadãos de elevada competência profissional, científica e técnica, da investigação e da transferência de conhecimento científico e tecnológico.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar