Global Teacher Prize: e a vencedora é… Elsa Cerqueira!

A Professora Elsa Cerqueira venceu o prémio Global Teacher Prize 2021.

A Professora Elsa Cerqueira, docente na Escola Secundária de Amarante (ESA), é a vencedora da edição 2021 do Global Teacher Prize, prémio que “disputou” com outras/os nove finalistas.

Elsa Cerqueira é, entre outros, criadora do projeto “Filosofia com Cinema para Crianças”, o qual visa desenvolver o pensamento filosófico de cada aluno, dentro e fora do filme.

Aquele projeto nasceu no interior do “Clube de Cinema” da ESA, que a docente fundou em 2012, “motivada pela vontade de apresentar outra forma de ver e de pensar o cinema. Uma vez por semana, acolhia os alunos, independentemente de frequentarem o ensino regular ou o ensino profissional, de estarem no 7º ano ou no 12º ano”.

“Esta iniciativa, disse a AMARANTE MAGAZINE, implicou a visualização de dezenas e dezenas de filmes, sobretudo de curtas-metragens e a criação de guiões de análise fílmico-filosófica, de que amiúde me desviava. Foi entusiasmante, mas começou por ser uma utopia solitária e a educação é uma ação solidária”, conclui.

Por isso, alargou o conceito a outras escolas, via Plano Nacional do Cinema, e criou o Clube de Cinema da Casa da Boavista Residência Sénior.

“Filosofia com Cinema para Crianças” tem conquistado muito interesse também fora de Amarante e  Professora Elsa Cerqueira tem vindo a formar outros docentes do ensino secundário (em Braga, Maia, Almada, Seixal…) e dos ensinos pré-escolar e do primeiro ciclo, em Amarante. 

Fruto do reconhecimento da sua iniciativa tem publicado artigos em revistas universitárias, em livros, o último pela Universidade Federal de Góias no Brasil; e feito Conferências, por exemplo, no XXIX Encuentro de Filosofía para Niños y Niñas de Málaga ou nos Encontros de Cinema de Viana.

O Global Teacher Prize é uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo. A distinção centra-se na divulgação das melhores metodologias de ensino e em projetos inovadores desenvolvidos pelos docentes, potenciando a capacidade e o aproveitamento escolar dos alunos.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar