Investimento municipal com pouco impacto no PIB da Região Norte – CCDRN

O investimento municipal no total da Região Norte, realizado entre 2010 e 2017, representou menos de 1% do PIB nominal deste território, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDRN.

Em comunicado divulgado no seu website, a entidade dirigida pelo Ministério do Planeamento cita o recém-publicado relatório NORTE ESTRUTURA que se debruçou sobre as tendências de médio e longo prazo da região.

Apesar de 2017 ter sido um ano em que se registou a inversão do desinvestimento que caraterizou o anterior quadriénio, o valor do investimento municipal para toda a região “é manifestamente baixo, dado a sua relevância para o desenvolvimento local”, explica a CCDRN. Contudo, este aumento em 42,7% teve maior impacto no PIB local dos municípios de baixa densidade.

Por outro lado, a entidade estatal sublinha que, de acordo com uma das principais conclusões do mesmo relatório , o equilíbrio financeiro “foi regra em todos os municípios”.

Baseado em documentos de controlo orçamental, o documento conclui que o défice de 2013 foi “uma situação pontual” e que os anos 2014-2017 foram “marcados por excedentes orçamentais acompanhados pelo reforço dos fundos próprios dos municípios e pela redução do seu endividamento”.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar