Luís Filipe Castro Mendes recebeu Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

Castro Mendes, ao centro, foi galardoado com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes (Foto CMA).

“Hoje celebramos a vida e a obra deste nosso concidadão que se dedicou às letras, à poesia, ao estudo das leis, à diplomacia e à política. Uma vida completa, rica e honorável, que revela um embaixador da portugalidade e da língua de Camões, para além da sua distinta ação enquanto Ministro da Cultura”.

As palavras, dirigidas a Luis Filipe Castro Mendes, são de José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, e foram proferidas na cerimónia de entrega do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, que decorreu no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, atribuído a Castro Mendes pela sua obra “Poemas Reunidos”, editada em 2018 pela Assírio & Alvim.

No discurso de encerramento, no qual lembrou Teixeira de Pascoaes, Agustina Bessa-Luís e Sophia de Mello Breyner Andresen, desse o galardoado: “Tem um especial significado receber este prémio em Amarante. Se alguma coisa descobri na minha passagem pela política foi a importância das autarquias no trabalho e na criação de uma rede cultural no nosso país. Agradeço profundamente esta distinção.”

Na sua sexta edição, o  Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Escritores e o Município de Amarante. De caráter bienal, o Prémio é patrocinado pela Câmara Municipal e tem um valor monetário de 12.500 euros.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar