Manual das Biorregiões passa pela CIM do Tâmega e Sousa

Pala, Ribadouro, no Município de Baião (Foto: CM)

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a trabalhar no sentido de tornar o seu território numa biorregião e a criar condições para a sua integração na Rede Internacional das Biorregiões (INNER – International Network of Eco Regions).

Neste âmbito, a região “acolheu” o workshop online “Bio-Regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais”. O workshop, que contou com cerca de meia centena de participantes, entre produtores agrícolas, empresas do setor agroalimentar e do turismo, associações de desenvolvimento local e entidades públicas, teve como objetivo reunir um conjunto de agentes ligados ao desenvolvimento rural para uma reflexão em torno dos modelos e processos de governança, principais atores e seus papéis e critérios essenciais à criação e reconhecimento de uma biorregião. 

Os contributos colhidos no evento serão, posteriormente, integrados no Manual das Biorregiões em Portugal, que está a ser elaborado e que constituirá uma ferramenta fundamental para apoiar os territórios portugueses interessados em aderir à INNER e aos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM).

O que é uma Biorregião?

Uma biorregião é uma área geográfica onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agroecológica. Assim, a promoção dos produtos biológicos articula-se com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais.

PUB:

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar