Portugal aumenta exportações de vinho e a melhor preço

As exportações nacionais de vinho cresceram, entre janeiro e julho deste ano, 2,5% em valor e 5% em preço médio, de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação.

Este crescimento “assinalável” – explica, em comunicado, o órgão governamental – contribui com um aumento em mais de 11 milhões de euros (de 437 milhões para 448 milhões de euros no período homólogo) para o total das transações externas deste produto do setor agroalimentar português.

Neste período, o país aumentou as suas vendas em 18 dos principais 25 mercados externos, intra ou extracomunitários – salienta – e que o crescimento em valor se verificou em “mercados de maturidade”, nomeadamente os destinos europeus.

Por outro lado, também se registaram melhorias nos mercados extracomunitários, onde os vinhos portugueses aumentaram as suas exportações 6% em volume e 4% em valor. Nota, ainda, para o mercado angolano onde se registou um aumento de 29% de valor e a manutenção do preço médio.

A nota à comunicação social conclui, salientando a “performance extremamente positiva” do Vinho do Porto que aumentou as exportações acumuladas em 3,2% no volume e em 6,3% no valor, com um aumento do preço médio em 2,9% (de 4,65 €/L para 4,79 €/L).

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar