Professora Elsa Cerqueira da Secundária de Amarante é finalista dos Global Teacher Prize

A Professora Elsa Cerqueira venceu o prémio Global Teacher Prize 2021.

Elsa Cerqueira é criadora, entre outros, do projeto “Filosofia com Cinema para Crianças”. A AMARANTE MAGAZINE revelou que sempre a interessaram “as cumplicidades entre a Filosofia e o Cinema na Educação”. À volta desta área diz ter criado muitas utopias. Estar nomeada para o Global Teacher Prize mais não é do que o reconhecimento do seu trabalho.

ELSA CERQUEIRA, 56 anos, docente de Filosofia na Secundária de Amarante há 21 anos, está entre os/as 10 finalistas do Global Teacher Prize (edição portuguesa), considerado internacionalmente, segundo os organizadores, como o “Nobel da Educação”.

O Global Teacher Prize é uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo. A distinção centra-se na divulgação das melhores metodologias de ensino e em projectos inovadores desenvolvidos pelos docentes, potenciando a capacidade e o aproveitamento escolar dos alunos.

A professora Elsa Cerqueira é, entre outros, criadora do projeto “Filosofia com Cinema para Crianças”, o qual visa desenvolver o pensamento filosófico de cada aluno, dentro e fora do filme.

“A ação pedagógica de transformação dialógica permite que cada jovem, em cooperação com os pares, desenvolva, através dos filmes, o seu questionamento, autonomia cognitiva e afetiva, seguindo  valores fundamentais como o respeito para com o outro, a tolerância pela diversidade e a solidariedade”, lê-se, a propósito, no sítio da organização na Internet, onde é também referido que “a extensão desta ação à comunidade civil torna-os seres ativos, capazes de a melhorar segundo o enfoque prático de cidadania esclarecida, interventiva e colaborativa”.

O documento acrescenta que “(…) o aluno-filósofo é estimulado a exercitar o pensamento, descobrindo e construindo ativamente o conhecimento e descobrindo-se, com a orientação da professora, enquanto ser crítico e criativo” .

O Prémio, no valor de 30 mil euros, será entregue a 18 de junho, durante uma cerimónia que terá lugar na sede da Federação Portuguesa de Futebol,  na Cidade do Futebol, em Oeiras, e onde estarão presentes os dez nomeados.

(Conheça a Professora Elsa Cerqueira que, em peça em separado, intitulada “Elsa Cerqueira: Sempre me interessaram as cumplicidades entre a Filosofia e o Cinema na Educação” se mostra na primeira pessoa)

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar