Rota do Românico abre candidaturas ao “Selo de Qualidade”

A Rota do Românico promove, até 31 de agosto, uma nova fase de receção de candidaturas ao seu “Selo de Qualidade”. A este reconhecimento de mérito poderão candidatar-se, de forma gratuita, as unidades de alojamento turístico, os estabelecimentos de restauração e bebidas, bem como os produtores e comerciantes de produtos com origem nas artes e ofícios tradicionais, localizados nos 12 municípios abrangidos pela Rota do Românico: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

O “Selo de Qualidade” insere-se no âmbito do Sistema de Valorização de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico, destinado à promoção de um patamar de qualidade uniforme dos produtos e serviços prestados aos turistas e visitantes da região.

O Regulamento e o Formulário de candidatura ao “Selo de Qualidade” estão disponíveis no sítio da internet da Rota do Românico.

O Comité de Avaliação das candidaturas ao “Selo de Qualidade” é constituído, para além da Rota do Românico, por representantes diversas entidades do meio académico e associativo.

Rota do Românico já atribuiu 125 “Selos de Qualidade”

A Rota do Românico atribuiu, até ao momento, 125 “Selos de Qualidade”, em três fases de candidaturas. Em 2016, foram entregues os primeiros 84 “Selos”, em dois eventos distintos: o primeiro teve lugar no Mosteiro de Ancede, em Baião, no dia 4 de abril; o segundo decorreu na velha Igreja de Sanfins de Ferreira, em Paços de Ferreira, no dia 7 de dezembro. No dia 5 de dezembro de 2018, o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, acolheu a cerimónia de entrega de 41 “Selos de Qualidade”.

A quarta fase de atribuição do “Selo de Qualidade” da Rota do Românico está enquadrada no projeto “Capacitação e Valorização Turística da Rota do Românico”, cofinanciado pelo Turismo de Portugal, I.P., através do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, no Norte de Portugal. As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar