Saúde mental: Amarante reforça apoio e acompanhamento psicológico

Violência doméstica aumentou com o confinamento (Foto de RODNAE Productions, no Pexels).

A situação de pandemia provocada pela COVID-19 levou os serviços de Saúde do Município de Amarante a implementarem respostas adaptadas às novas realidades. Desde a primeira vaga que Amarante disponibiliza acompanhamento psicológico a adultos, jovens, crianças e famílias em situação de crise emocional.

A Resposta de Apoio Psicológico (RAP) oferece acompanhamento psicológico não presencial (via telefone ou whatsapp), mas também presencialmente, com marcação prévia e sempre a situação o exija, informou o Município. 

Está ainda disponível a Resposta de Intervenção em crise, que presta os primeiros socorros psicológicos a qualquer pessoa/família que esteja perante um evento de crise e potencialmente traumático. Nos primeiros meses da pandemia, este foi o apoio mais solicitado, com relatos de situações de medo, ansiedade, dificuldade de auto-controlo e de como reagir perante a nova doença.

“Por seu lado – acrescenta a Câmara de Amarante – no que toca a violência doméstica, os apoios são prestados pelo Gabinete Bem-me-quer, que integra a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, através da avaliação do risco e definição de um plano ajustado de segurança pessoal e do acompanhamento psicológico”.

Nos últimos meses de 2020, à semelhança das estatísticas nacionais, houve, em Amarante, um aumento dos pedidos de ajuda psicológica, não só de situações antigas, que o confinamento agravou, mas também de novos episódios de violência e consequentes pedidos de ajuda. Desde março de 2020, no Gabinete Bem-Me-Quer – que assegura, de forma integrada e com caráter de continuidade, o atendimento, apoio e encaminhamento personalizado- foram atendidas 45 vítimas de violência doméstica, segundo a autarquia.

Neste momento, o Gabinete Apoio Psicológico tem 43 adultos em acompanhamento psicológico, e o Gabinete 100 Porquês tem 36 crianças e jovens.

A Intervenção em Crise, cujo principal objetivo é intervir o mais precocemente possível, recebeu, ao longo dos últimos meses, 25 pedidos de apoio emocional em situação de crise. Doze destes processos foram encaminhados para apoio psicológico individual no Gabinete de Apoio Psicológico Adultos.

Os números do Município de Amarante para apoio às situações descritas são: 917 573 834 (Ana Carvalho); 912 127 804 (Sónia Monteiro); e 914 680 624 (Elisabete Ferreira).  

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar