Lançado dois dias ante do Natal, “Ser um só” é o quarto single da “Banda do Costume”, disponível nas principais plataformas de streaming de música. O tema, com vídeo, está também acessível no YouTube.
O que há de comum entre o Henrique, o José, o Pedro e o Gonçalo? São jovens, têm, respetivamente, 22, 21, 20 e 19 anos; frequentam, os quatro, o ensino superior, são amigos e gostam de música.
A música é, de resto, o traço mais nítido da união entre eles e, sendo encarada como um hobby, é, também, o compromisso que lhes permite o privilégio de subirem ao palco, ora em festas populares, em festivais (como o Bandarte), em concertos solidários para grandes plateias ou fazendo acústicos em bares.
Juntos, formam a “Banda do Costume”, um nome que lhes vem do tempo em que frequentavam a Escola de Música Ritmo e se juntavam, os quatro, para tocar em público. Quem assistia às suas atuações – pais, amigos e colegas -, não tinha dúvidas: iria ouvir a banda do costume.
Assim, quando, em 2018, decidiram “levar as coisas mais a sério”, não hesitaram na escolha do nome que adotariam (com algum humor) para a formação: “Banda do Costume”!
AMARANTE MAGAZINE falou com o Henrique e com o José, em vésperas de Natal, estavam eles de partida para um concerto. Um dos poucos que a pandemia lhes permitiu fazer em 2021. A escassez de concertos levou-os, porém, a concentrarem-se na produção de originais e, no dia seguinte, lançavam “Ser um só”, a quarta criação do grupo, entretanto já disponível no YouTube e nas principais plataformas de streaming de música.
Para os primeiros meses de 2022, a “Banda do Costume” tem em carteira o lançamento de dois novos originais, na linha do que têm sido as suas produções, situadas na área do pop rock, de onde vêm as suas influências: João Pedro Pais, Rui Veloso ou Bryan Adams…, transversais a todos os elementos.
O processo criativo da “Banda do Costume” passa, quase sempre, por propostas do Pedro, vocalista do grupo, sendo, depois, as suas matrizes trabalhadas por todos, pelo que a roupagem final dos temas identifica os quatro elementos do grupo.
“Ser um só” (que pode “ver” e ouvir em baixo) é uma composição em que se fala de amor. Gustavo Carvalho ajudou na produção e a imagem é de João Pinheiro (Pinitri). Um tema muito bonito e que pode bem ser um cartão de visita para (muitos) espetáculos da “Banda do Costume” em 2022.


