Amarante celebra S. Gonçalo durante três dias

Foto: AM:

Em Amarante, S. Gonçalo é celebrado duas vezes por ano. A primeira a 10 de janeiro, quando se evoca a sua morte; e a segunda no primeiro fim de semana de junho, quando a cidade se enche de romeiros movidos pela crença e pela folia, numa mistura única de religioso e profano.

E vai-se ao junho. “Ir ao junho” é desfrutar do fogo de artificio, subir ao coreto e espreitar a banda, acompanhar as arruadas e os despiques de bombos, envolver-se nas rusgas, é ir para casa quando o sol raiar. É molhar os pés no Tâmega, montar uma guiga e olhar a ponte ao contrário. É entrar na procissão, fé marcada a compasso com a filarmónica, oferecer cravos ao beato, é ser mulher e puxar-lhe a corda do hábito, pedindo marido, com a promessa de que o primeiro filho se chamará Gonçalo. É estreitar de abraços os amigos de fora, que vieram para festa, e que se recebem com verde e presunto. É subir do Arquinho a Santa Luzia e olhar de soslaio as barracas dos doces e reinar com o tamanho dos de S. Gonçalo, alguns para cima de metro, que a imaginação e a ironia não se medem aos palmos.

“Ir ao junho” é viver Amarante. É entrar nas tradições e nas vivências do povo que habita a terra e que celebra, orgulhoso, a sua cultura e identidade. E as suas referências.

Pontos altos da Romaria a S. Gonçalo são o “despique de bombos”, que na noite de sexta-feira se prolonga quase até ao sol nascer; o fogo de artifício, sobretudo na noite de sábado; as atuações das filarmónicas no coreto do Largo de S. Gonçalo; a Procissão, que acontece ao final da tarde de domingo e as marchas populares, à noite, nas quais cada freguesia faz gala de se representar.

Mas, diz quem vive a Romaria há muitos anos, para que haja “Festas do Junho”, só é necessário que S. Pedro e S. Gonçalo não estejam de costas voltadas. Isto é, desde que haja bom tempo, as ruas enchem-se de gente e a animação surge de grupos informais, de “rusgas”, de foliões ocasionais.

Programa completo AQUI.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar