A Igreja do Convento de S. Gonçalo, em Amarante, recebeu, num ano – entre janeiro de 2022 e janeiro deste ano – 250 mil visitantes, segundo nota de imprensa do Município.
Encerrado, para obras, em setembro de 2020, o templo, datado do século XVI e de incalculável valor histórico e patrimonial, reabriu a 16 de janeiro de 2022, depois de uma intervenção profunda, onde foram investidos 2, 2 milhões de euros.
Ao longo de 16 meses foram tratados problemas com infiltração de águas pluviais e das térmitas, atualizada a infraestrutura elétrica, de iluminação e áudio, e recuperado o recheio artístico. Uma intervenção de grande impacto conservativo, global, pensada e projetada para o imóvel no seu todo, desde a Igreja aos espaços complementares, que foram requalificados e revitalizados.
Além da Igreja e das duas capelas que são o ex-libris do templo, a Capela das Oferendas e a Capela do Túmulo de São Gonçalo, é agora possível visitar a Capela de São Gonçalo, onde se encontra a imagem de São Gonçalo da Corda, o coro alto, a torre sineira e a Varanda dos Reis, espaços que potenciam a realização de eventos culturais e turísticos complementares à promoção e divulgação do Património Cultural e da cultura da região Norte.
Em termos de mobiliário, os bancos da assembleia foram renovados e há três novas peças em mármore, da autoria do escultor Paulo Neves: o altar, com 13 rostos em representação da última ceia; o ambão, com representação dos quatro evangelistas; e uma cadeira.

Morte de S. Gonçalo evocada a 10 de janeiro
No dia 10 de janeiro celebra-se o dia litúrgico de São Gonçalo de Amarante e, para assinalar a data, a igreja vai receber a visita dos alunos do 1.º ciclo, que vão conhecer o padroeiro da cidade e suas lendas, as tradições da terra, a cultura e a história, e participar do ritual de entrega dos cravos na pedra tumular na capela de São Gonçalo, recebendo, em troca, os figos da mão pároco.
Às 17:00, será também lançado, no Clube Amarantino, o livro “Breve Tratado da Vida e Milagres de São Gonçalo de Amarante”, de Frei Manuel Pereira do séc. XVII, editado pelo Centro de Estudos Amarantinos.
Às 21h00 terá lugar a celebração da Eucaristia e às 22:00 será lançado de fogo-de-artifício, numa iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, que que se viu forçada a anular, devido ao mau tempo, o espetáculo previsto para a passagem de ano.
A 15, domingo realiza-se uma arruada de bombos pelas ruas da cidade, antes da missa, que será celebrada às 11:00, e durante a qual se fará a benção e a tradicional entrega de figos.
Entretanto, segundo informação do Município, “para os próximos meses, espera-se a abertura do acesso à torre sineira, bem como a outros espaços restritos, de forma a dar a conhecer sítios menos visitados e de onde é possível ter vistas privilegiadas sobre a cidade, o convento e o rio Tâmega”.
