Iniciativa reflete o compromisso com a igualdade, a não discriminação e o combate à violência.
O Município de Amarante promoveu, em parceria com a GNR, uma ação de sensibilização junto da população, no âmbito da X edição da Campanha Amarante de Igual para Igual, tendo, simbolicamente, distribuídos sacos com a mensagem “Não carregue o peso do silêncio. Procure ajuda!”.
O intuito foi o de alertar para a importância de pedir ajuda e de apoiar quem sofre de qualquer tipo de violência. A iniciativa também divulgou os serviços de apoio às vítimas de violência doméstica, disponibilizados pelo Gabinete Bem-me-quer da autarquia e da GNR de Amarante.
Simultaneamente, cerca de 500 crianças do 3.º ano das escolas públicas e privadas do concelho assistiram à peça de teatro “A Terra da Igualdade”, no Amarante Cine-Teatro. A iniciativa enquadra-se no trabalho que o Município de Amarante e a Rede Unidas, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), têm vindo a desenvolver na prevenção e capacitação da comunidade escolar na área da violência doméstica e de género, estando em linha com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2030, designadamente com o Plano de Ação para a Igualdade entre Homens e Mulheres, informou a autarquia em nota de imprensa.
O espetáculo, apresentado pela companhia regional Jangada Teatro, que reflete sobre temas como igualdade, violência de género e violência doméstica, foi especialmente concebido para incluir referências culturais dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa.
A manhã incluiu ainda uma sessão informativa da CPCJ de Amarante, dedicada aos direitos das crianças, como forma de assinalar a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. Foram também distribuídos os “cubos dos afetos”, uma ferramenta educativa para explorar nas escolas a temática dos direitos das crianças.
A X edição da Campanha Amarante de Igual para Igual terminará a 5 de dezembro com um Encontro de Desporto Adaptado, no Pavilhão Municipal, organizado em parceria com a Associação Desportiva de Amarante, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Até final do mês de janeiro, o Gabinete Bem-me-quer e a GNR de Amarante estão simultaneamente a realizar ações de prevenção da violência no namoro a todos os alunos do 10.º ano do ensino profissional e regular.
O Gabinete Bem-me-quer assegura o atendimento, apoio e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, avaliando o risco, promovendo planos de segurança e capacitando as vítimas para superarem os impactos da violência. Este serviço pode ser procurado diretamente pelas vítimas ou através do encaminhamento por instituições parceiras.
De acordo com o serviço de imprensa da autarquia, “com estas iniciativas, o Município de Amarante reafirma o seu compromisso com a igualdade, a não discriminação e o combate à violência, sensibilizando e capacitando a comunidade para um futuro mais justo e inclusivo”.