O Auditório dos Serviços Municipais de Santa Marinha do Zêzere, Baião, acolhe, a partir de 12 de novembro e até 12 de dezembro, a exposição de pintura “As Mulheres”, da artista de Ana Barbosa.
Segundo Ana Barbosa as telas que compõem esta exposição captam “a circunstância etérea que a mulher emana”.
“São as mulheres da nossa memória, as que coabitam com as mulheres que nós próprias somos e que, no caso dos seres masculinos, os inspiram e comovem pela própria essência etérea e inexplicável, da relevância e da dimensão do que são”, acrescenta.
Com esta exposição Ana Barbosa pretende “mais do que emancipar, preferencialmente enaltecer” o papel da mulher.
Uma ceramista com paixão pela pintura
Ana Maria Oliveira Barbosa nasceu em Carvalho de Rei, no concelho de Amarante, em 27 de março de 1968. Com nove anos, mudou-se para Penaventosa, em Campelo – Baião, onde fez o percurso escolar e iniciou a sua vida profissional.
O interesse pelo desenho e pela expressão artística, definiram-lhe o rumo e o percurso profissional, tendo aberto, em Baião, um atelier de artes cerâmicas e outros materiais.
Posteriormente, ingressou no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL), nas Caldas a Rainha, onde se especializou. Fixou-se nesta cidade do Oeste, onde trabalha na indústria cerâmica.
