Baião apresentou Plano de Ação Climática…

Baião reforçou rede dede de ecopontos Foto: MB)

O Município de Baião apresentou, recentemente, o seu Plano de ação Climática, um instrumento de planeamento da política climática a nível local, previsto na Lei de Bases do Clima. A sua elaboração está subordinada aos objetivos, princípios, direitos, deveres e obrigações, em matéria de ação climática, estabelecidos naquele diploma legal.

“Esta Estratégia, segundo a autarquia, pretende dar resposta aos desafios decorrentes das alterações climáticas, focando-se, para o efeito, na adaptação ao clima atual e futuro, na mitigação das emissões de gases com efeito de estufa, bem como na mobilização da comunidade para as transformações necessárias no processo de adaptação e descarbonização do território”.

… e reforçou rede de ecopontos

O município de Baião, em parceria com a Resinorte S.A., instalou, durante o mês de março, 5 novos ecopontos no concelho, contando agora com uma rede de 123 equipamentos, distribuídos por todas as freguesias, numa proporção de 143 habitantes por ecoponto, informou a autarquia em nota de imprensa. 

“Continuamos a ter o cuidado de colocar os ecopontos estrategicamente, por forma a prestar o melhor serviço aos baionenses, mas também para incentivar a reciclagem e a redução da quantidade de resíduos a enviar para aterro”, explicou o vereador com o pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, citado na nota.

Os equipamentos foram instalados em locais onde é produzida uma quantidade maior de resíduos e nas freguesias que apresentavam um rácio inferior de ecopontos, tendo em consideração o número de habitantes. 

Assim, os novos ecopontos foram colocados na rua do Fojo – União de Freguesias de Ancede e Ribadouro; rua do Campo – Santa Marinha do Zêzere; rua dr. Francisco Sá Carneiro – Loivos do Monte; rua do Lameirão – Gôve; e na estrada de Nossa Senhora do Martírio (Corujeiras) – União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar