A actividade da Fundação Eça de Queiroz centra-se nas componentes Cultural, Educativa, Agrícola e Turística, constituindo-se como uma entidade dinamizadora da freguesia de Santa Cruz do Douro e do Concelho de Baião. Tormes é um lugar mítico, designação literária que Eça de Queiroz deu à casa e quinta (herdadas com o nome de Quinta de Vila Nova) e pelas quais se apaixonou.
O escritor Frederico Pedreira é o vencedor do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp 2021 com o romance A Lição do Sonâmbulo. O júri, constituído por Bruno Vieira Amaral, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco, Manuel Pereira Cardoso e Maria Helena Santana decidiu, por unanimidade, contemplar aquele romance, frisando que se trata de «uma narrativa original de tipo autobiográfico que tira sentido existencial do quotidiano familiar burguês». Entre os finalistas encontravam-se Ana Bárbara Pedrosa, Mafalda Damas Revés, Paulo Rodrigues Ferreira e Amadú Dafé. Na edição anterior (2019), foi contemplada a obra Luanda Lisboa Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida.
O prémio, no valor de 10.000€, contempla bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) de autor português com idade não superior a 40 anos, e visa promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.
A entrega do prémio terá lugar no dia 2 de Outubro na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, na casa que inspirou o autor de A Cidade e as Serras.
Sobre o vencedor
Frederico Pedreira nasceu em 1983. Publicou vários livros de prosa e de poesia, entre os quais Doze Passos Atrás, Presa Comum, Fazer de Morto, A Noite Inteira, A Lição do Sonâmbulo, e o livro de ensaios Uma Aproximação à Estranheza. Traduziu livros de poesia de W. B. Yeats e Louise Glück, ensaios de G. K. Chesterton e George Orwell, e romances de Dickens, Swift, Wells, Hardy e Banville, entre outros. Colaborou na secção de cultura de alguns periódicos nacionais. Doutorou-se no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2016, venceu o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio, e em 2021 o Prémio de Literatura da União Europeia por A Lição do Sonâmbulo.
Sobre a Fundação Millenio BCP
A Fundação Millennium bcp assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, num claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere. Nesse sentido, procura apoiar várias iniciativas que alinhem com os valores do Millennium bcp e simultaneamente satisfaçam algumas das principais necessidades identificadas nestas três áreas de atuação – Cultura, Conhecimento e Solidariedade Social – em Portugal e noutros países onde o Millennium bcp desenvolve a sua atividade.
Sobre a Fundação Eça de Queiroz
Fonte de inspiração para o romance A Cidade e as Serras, a Casa de Tormes, hoje sede da Fundação Eça de Queiroz, possui uma forte componente museológica, preservando o espólio do escritor e mantendo vivo o cenário que Eça conheceu e deu a conhecer através desta sua última obra. A actividade da Fundação Eça de Queiroz centra-se nas componentes Cultural, Educativa, Agrícola e Turística, constituindo-se como uma entidade dinamizadora da freguesia de Santa Cruz do Douro e do Concelho de Baião. Tormes é um lugar mítico, designação literária que Eça de Queiroz deu a esta casa e quinta (herdadas com o nome de Quinta de Vila Nova) e pelas quais se apaixonou.
